| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
LITERATURA

Gasparense lança livro durante Congresso de Agronomia

Evento ocorre de 19 a 22 de outubro, no CentroSul, em Florianópolis, e ainda está com inscrições abertas

Alexandre Melo


Clovis (à esquerda) com o presidente da Adjori/SC e diretor do Jornal Metas, José Deschamps / FOTO DIVULGAÇÃO

ATUALIZADA DIA 15/10 - ÀS 14H15MIN

De 19 a 21 de outubro, Santa Catarina vai sediar o 32ª Congresso Brasileiro de Agronomia, o maior evento do segmento no País. O encontro acontece no CentroSul, em Florianópolis, e vai reunir engenheiros, professores, pesquisadores, extensionistas, consultores técnicos e graduação e pós-graduação da área de agronomia de todas as regiões País. A organização vai também abrir espaço para que profissionais do setor possam lançar seus livros. A proposta é de divulgar publicações voltadas ou não ao segmento de agronomia. "Sabemos que temos, entre nossos pares, autores incríveis. São romances, poesias e livros específicos relacionados a estudos da nossa profissão. Todos estão convidados a trazer suas obras para lançar e autografar durante o CBA", ressalta Kleber Santos, presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), entidade que realiza o evento juntamente com a Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro-SC).

Entre os autores que terão suas obras lançadas durante o congresso está o engenheiro agrônomo gasparense Clóvis Wehmuth Fontes, que reside há muitos anos em Florianópolis onde se formou e desenvolveu carreira no Banco do Brasil. O livro "Realizações de um Agrônomo Bancário" é dividido em duas partes. Na primeira, Fontes fala do seu início na profissão como assessor técnico de carteira da ATNC, agência de crédito agrícola do BB. O trabalho consistia em análise técnica e financeira de projetos para a agricultura do Estado. Fontes, hoje aposentado, aborda as orientações que recebeu no curso para servidores técnicos do Banco do Brasil, com ênfase na importância do crédito rural juntamente com a assistência técnica à propriedade rural. Na segunda parte, o engenheiro escreve sobre os efeitos da enchente de 1982 na agricultura catarinense e o resumo de um estudo sobre as variedades de soja recomendadas para plantio em Santa Catarina. Nos capítulos finais, Fontes apresenta notícias sobre agricultura da época em que foi assessor técnico do Banco do Brasil. "São verdadeiras "pérolas" resgatadas nos laudos de fiscalização de antigos fiscais visitadores do Banco", descreve o autor. Para escrever a obra, o gasparense contou com amparo da Biblioteca Municipal de Gaspar Dom Daniel Hostin. Nesta semana, Fontes esteve na Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) onde entregou um exemplar do livro para o presidente da entidade e diretor do Jornal Metas, José Roberto Deschamps.

O Congresso

O Congresso Brasileiro de Agronomia é organizado pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro-SC) e, pela primeira vez em 32 edições, terá participantes de forma presencial e online.

O evento terá como tema central os "Desafios profissionais no mundo em transformação", trazendo ao debate assuntos relacionados à política profissional e a aspectos que afetam todo o setor produtivo e a segurança alimentar da população. No temário do congresso, discussões sobre mudanças climáticas, biodiversidade e agricultura; produção sustentável e integrada; infraestrutura e logística; ensino, além de gênero e intergeracionalidade, que abordará o mercado de trabalho para a mulher engenheira agrônoma e a relação entre gerações de profissionais.

Serão 14 painéis com cerca de 40 palestrantes nacionais e internacionais, entre eles, Alejandro Luis Bonadeo, vice-presidente da Associação Mundial dos Engenheiros Agrônomos (AMIA), e os ex-ministros da Agricultura Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues. Paolinelli, que foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 e que foi responsável por impulsionar o agronegócio brasileiro a partir dos anos 1970, fará a palestra magna do congresso. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas até o dia 18 de outubro neste Inscreva-se aqui.



LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |