| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

Simone2.jpg
COLUNA
Simone Makki / jornal@jornalmetas.com.br
Leia todos os artigos desta coluna

WhatsApp e Pix


Na coluna de hoje vamos voltar "O golpe está aí, cai quem quer".

Os golpes contra consumidores não param, considerando os dias atuais com a utilização cada vez mais freqüente dos aplicativos. Por telefone, whatsapp, mídias sociais e pix, os criminosos criam armadilhas cada vez mais engenhosas para atrair as vítimas.

Você sabe como configurar seu whatsapp para evitar que seja clonado?

1. No sistema andoid, para ativar essas confirmações em duas etapas, você deverá abrir configurações na tela inicial do whatsapp e clicar em ajustes (OIS) - conta - confirmação em duas etapas - ativar.

2. É necessário criar um código de seis dígitos que lhe será solicitado.

3. E não precisa se preocupar, caso esqueça desse código você poderá resgatá-lo através do seu e-mail., o qual é registrado no momento da ativação.

Fique atento! Se você não solicitar e mesmo assim, receber uma mensagem para desativar essa configuração em duas etapas NÃO clique no link porque alguém pode estar tentando clonar o seu numero de whatsapp. Nos casos em que sua conta já foi roubada/clonada, o que fazer:

Caso um golpista tenha hackeado sua conta no whatsapp, você não precisa se desesperar. Com a criptografia de ponta a ponta, essa pessoa não poderá ler conversas anteriores, já que elas estão armazenadas no seu aparelho. Para evitar transtornos, tente avisar seus parentes e amigos, pois o criminoso pode tentar se passar por você em conversas e grupos. Também resgate sua conta. Veja como:

1. Tente recuperar sua conta no seu celular

Abra o whatsapp, insira seu número de celular, aguarde o código de confirmação e siga os passos na tela. Assim que você inserir os seis dígitos do código de confirmação, vindo por SMS, a pessoa que estiver usando sua conta será desconectada automaticamente

2. Se o passo acima não funcionar, envie um e-mail para o whatsapp. Escreva sua mensagem para support@whatsapp.com com o título "Perdido/Roubado: desative minha conta". Inclua seu número de telefone com o código do país e DDD na mensagem.

3. Sua conta será desativada. Reative-a.

A desativação provisória garante a desconexão de todos que estiverem usando sua conta. Você tem 30 dias para retomar sua conta. Faça a reativação e adote os cuidados.

Quando receber ofertas e promoções de jantares com descontos especiais de restaurantes renomados, pelas redes sociais principalmente, o consumidor deve ter cautela e contatar o estabelecimento, pois os golpistas solicitam o seu numero de whatsapp acessando todos os seus contatos para aplicar golpes.

Não importa a situação, aplicativo ou plataforma, uma das formas mais simples e rápidas de evitar os golpes. Vamos para próxima dica:

Fiz um pix para pessoa errada, e agora?

1. Entre em contato imediatamente com o banco por onde fez o Pix, e solicite o estorno. Se a solicitação for aceita, a própria instituição financeira comunicará o provedor do serviço de pagamento para que ele contate a pessoa que recebeu a quantia e ocorra a devolução.

2. Caso ainda não dê certo, você poderá identificar a pessoa e solicitar a restituição do valor. Contudo, se houver a recusa, registre um boletim de ocorrência (BO) e procure um advogado de sua confiança.

3. Lembre-se sempre de salvar as conversas e protocolos junto ao banco que comprovam seu pedido de ressarcimento;

Quem recebe um valor por engano e mesmo assim, após a solicitação de devolução, se nega, está praticando uma conduta prevista no artigo 169 do Código Penal, de apropriação de coisa havida por erro. Além disso, conforme o artigo 884 do Código Civil configura enriquecimento sem causa. Nesses casos a pessoa tem a obrigação de fazer a restituição dos valores com a devida atualização monetária. Cuidado com os golpes pelo PIX. Ninguém recebe um valor em dobro.