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COLUNA
Simone Makki / jornal@jornalmetas.com.br
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TEMPO É DINHEIRO


(" Teoria Aprofundada do Desvio Produtivo do Consumidor").

Você sabia que pode ser indenizado pelo tempo que perde tentando solucionar os problemas causados pelas empresas?

Hoje vamos falar sobre o tempo que os consumidores perdem para solucionar problemas causados pelo fornecedor.

De acordo com recente decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, esta "perda de tempo" gera danos morais ao consumidor.

A " Teoria Aprofundada do Desvio Produtivo do Consumidor" quer dizer o prejuízo do tempo desperdiçado, de autoria do Advogado Marcos Dessaune vem sendo aceita pelos tribunais de todo o país.

Na decisão referida pelo tribunal carioca, duas empresas de telefonia foram condenadas a indenizar uma consumidora em R$ 10 mil pelo "tempo perdido" ao tentar solucionar uma portabilidade não solicitada. (notícia completa pelo link direitonewprime)

Portanto, se você for vítima daquelas incansáveis e intermináveis tentativas de tentar resolver um problema de consumo gerado pelo fornecedor, deve proceder da seguinte forma para fazer valer os seus direitos:

1- Anote os protocolos das reclamações e das suas tentativas de resolução do problema com o fornecedor;

2- Procure o PROCON mais próximo de você, ou;

3- Utilize os canais oficiais de atendimento ao consumidor (www.consumidor.gov.br) e registre a sua reclamação;

4- Procure um Advogado para que ele analise o seu caso e possa lhe auxiliar na resolução do seu problema e buscar a reparação dos danos morais eventualmente sofridos por você ou procure o Juizado Especial.