| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

Simone2.jpg
COLUNA
Simone Makki / jornal@jornalmetas.com.br
Leia todos os artigos desta coluna

Saiba como prevenir-se dos golpes pelo WhatsApp


Os golpes contra os consumidores não param, considerando os dias atuais com a utilização cada vez mais freqüente dos aplicativos. Por telefone, WhatsApp e mídias sociais, os criminosos criam armadilhas cada vez mais engenhosas para atrair vítimas. Conheça alguns dos golpes mais comuns.

Mensagem no WhatsApp

Este golpe se populariza por usar diversas marcas e acontecimentos como isca. Seja prometendo uma renda extra ou bônus em lanchonetes ou lojas de cosméticos, as mensagens induzem os usuários a clicarem num link malicioso e espalhar para a lista de contato. O simples fato de você clicar no link já pode dar uma brecha para alguém que queira invadir o seu dispositivo ou conseguir suas informações e esteja aplicando golpes no WhatsApp. Se receber alguma mensagem desse tipo, verifique quem mandou a mensagem. Se for de uma aparente empresa, pesquise para saber se a tal mensagem é comum ou se é golpe conhecido. Portanto:

Evite clicar em links

Nunca passe informações pessoais

Sempre contate a empresa, para certificar-se

Não responda desconhecidos

Não dê atenção a correntes

Verifique sempre o Remetente da mensagem

Desconfie de ligações de empresas se o atendente usar uma linguagem muito informal

Nunca compartilhe seu código de ativação de WhatsApp

Ative a confirmação em duas etapas na sua conta do WhatsApp.

Nunca instale apps de terceiros

Jamais compartilhe informações pessoais a pedido de ninguém pelo WhatsApp.

Minha conta foi roubada, e agora?

Caso um golpista tenha hackeado sua conta no WhatsApp, você não precisa se desesperar. Com a criptografia de ponta, essa pessoa não poderá ler conversas anteriores, já que elas estão armazenadas no seu aparelho.

Para evitar transtornos, tente avisar seus parentes e amigos, pois o criminoso pode tentar se passar por você em conversas e grupos. Também resgate sua conta. Veja como:

1. Tente recuperar sua conta no seu celular

Abra o WhatsApp, insira seu número de celular, aguarde o código de confirmação e siga os passos na tela. Assim que você inserir os seis dígitos do código de confirmação, vindo por SMS, a pessoa que estiver usando sua conta será desconectada automaticamente

2. Se o passo acima não funcionar, envie um e-mail para o WhatsApp

Escreva sua mensagem para support@whatsapp.com com o título "Perdido/Roubado: desative minha conta". Inclua seu número de telefone com o código do país e DDD na mensagem.

3. Sua conta será desativada. Reative-a.

A desativação provisória garante a desconexão de todos que estiverem usando sua conta. Você tem 30 dias para retomar sua conta. Faça a reativação e adote os cuidados.

IMPORTANTE:

Quando receber ofertas e promoções de jantares com descontos especiais de restaurantes renomados, pelas redes sociais principalmente, o consumidor deve ter cautela e contatar o estabelecimento, pois os golpistas solicitam o seu numero de WhatsApp acessando todos os seus contatos para aplicar golpes.

Não importa a situação, aplicativo ou plataforma, uma das formas mais simples e rápidas de evitar os golpes.