| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

Simone2.jpg
COLUNA
Simone Makki / jornal@jornalmetas.com.br
Leia todos os artigos desta coluna

Golpes e fraudes com PIX


Na coluna de hoje vamos voltar a falar de assuntos recorrentes que sempre é bom serem lembrados para que os consumidores fiquem atentos, pois como diz o ditado "O GOLPE ESTA AI, CAI QUEM QUER".

Os golpes contra consumidores não param, os golpistas acompanham a evolução da tecnologia para atrair e enganar os consumidores. O PIX por ser uma tecnologia nova, requer cuidado redobrado para não perder dinheiro.

FIZ UM PIX PARA PESSOA ERRADA, E AGORA?

1. Entre em contato imediatamente com o banco por onde fez o Pix, e solicite oestorno. Se a solicitação for aceita, a própria instituição financeira comunicará o provedor do serviço de pagamento para que ele contate a pessoa que recebeu a quantia e ocorra a devolução.

2. Caso ainda não dê certo, você poderá identificar a pessoa e solicitar arestituição do valor. Contudo, se houver a recusa, registre um boletim de ocorrência (BO) e procure um advogado de sua confiança.

3. Lembre-se sempre de salvar as conversas e protocolos junto ao banco quecomprovam seu pedido de ressarcimento;

Quem recebe um valor por engano e mesmo assim, após a solicitação de devolução, se nega, está praticando uma conduta prevista no artigo 169 do Código Penal, de apropriação de coisa havida por erro. Além disso, conforme o artigo 884 do Código Civil configura enriquecimento sem causa. Nesses casos a pessoa tem a obrigação de fazer a restituição dos valores com a devida atualização monetária.

Como evitar os golpes e fraudes? Previna-se:

1- Sempre confira o remetente dos e-mails recebidos e não acesse páginas suspeitas;

2 -Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

3-Nunca compartilhe o código de verificação recebido quando você realiza o cadastro da chave Pix;

4 - Não faça qualquer tipo de cadastro no Pix a partir de ligações telefônicas oucontatos pelo Whatsapp. Essa prática não existe;

5 - Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou doaplicativo;

6 - Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligaçãoou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

7 -Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.

Atenção!

1. Lembrem-se: ninguém recebe um valor de um pix feito em dobro (golpe)

O Banco Central anunciou na última sexta-feira uma série de mudanças para o uso do Pix, meio de pagamento instantâneo que permite a transferência e o recebimento de dinheiro em segundos. A proposta é melhorar a segurança desse sistema.

Portanto, voltaremos com as dicas e mudanças sobre o PIX, pois ainda não se sabe quando as regras começarão a valer efetivamente.