A história do Hlera, o maior portal de lazer da região

A história do Hlera, o maior portal de lazer da região

Existe um tempo ideal para se tornar um empreendedor de sucesso? Qual a idade certa para começar a trabalhar? Sessenta e nove anos são suficientes para criar um produto que é visto por cerca de 70 mil pessoas todos os dias? Pois esse é a soma da idade dos jovens gasparenses Guilherme Spengler, Ramon Pereira e Rodrigo Spengler. Eles são sócios no maior portal de entretenimento do Vale do Itajaí, o Hlera , no endereço www.hlera.com.br.
E pensar que tudo começou quase por acaso, aquelas ideias de jovens estudantes sem muita ocupação. Foi em 2000, quando os três, juntos desde a pré-escola, fizeram um curso de informática. No final era obrigatório a apresentação de um website. Este foi o embrião do hlera.com.br. “Na época, era moda fazer o próprio site e nós entramos de cabeça na onda”, conta Rodrigo. O projeto inicial era que o Hlera fosse um portal de notícias, “mas logo vimos que era muito complicado, então optamos pela proposta atual do site”, prossegue Guilherme. “No início tivemos de bancar o site, mas hoje estamos satisfeitos com a receita que ele gera”, conclui Ramon.
O lançamento oficial do site foi em junho de 2002. Buscando melhorar os negócios, os três jovens decidiram investir no projeto. “Colocamos as mãos em nossas reservas financeira e compramos um livro sobre linguagem de programação web”, conta Rodrigo. Ramon e Guilherme confessam que Rodrigo foi o único a ler o “investimento” e com os novos conhecimentos assumiu o cargo oficial de programador. Rodrigo modernizou a estrutura e o Hlera deu um salto de qualidade. No ano seguinte tornaram-se profissionais. Com o fotolog, criado 2003, conseguiram atingir usuários em praticamente todos os estados do país e iniciaram as parcerias comerciais.
Com o crescimento, cada um ocupou uma função na empresa. Rodrigo manteve-se na programação, Ramon assumiu a parte burocrática e administrativa e Guilherme a de relações públicas e cobertura de eventos. Em 2005, com a consolidação do buscador Google, as visitas no Hlera aumentaram tanto que o site chegou a registrar a visita de 110 mil pessoas num  único dia.

Rotina de baladas e mulheres bonitas

O Hlera traz conteúdo para todos os gostos. Dividido em sub-sites aborda todo o tipo de assunto de abrangência nacional.
O sucesso da iniciativa deu suporte para novos projetos e a marca Hlera está com novos filhos desde 2007. O hleranafesta.com.br é um site de baladas e voltado ao público regional, onde a equipe  clica as festas mais badaladas da região e disponibiliza as fotos no portal.
O segundo filho, ou filha, hrota.com.br, mostra o arrojo dos jovens empreendedores. É um produto para competir em nível nacional. Hrota é um site de fotografia voltado ao público masculino que mostra as mulheres mais belas da região. As fotos ficam por conta do competente fotógrafo gasparense Ivandro Duarte.
O segredo do sucesso do hlera, segundo os sócios, além da amizade, é o respeito e sobretudo a divisão dos trabalhos segundo a capacidade e gosto de cada um. Se você ainda não conhece o site, acesse
www.hlera.com.br e confira.