| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
MITOS E VERDADES

Homeopatia: um tratamento secular que volta ao debate

Os meios naturais no tratamento da saúde utilizados pela homeopatia despertam a curiosidade das pessoas.


Ainda existem muitos mitos em torno da técnica de tratamento da homeopatia / FOTO GUIA DA FARMÁCIA

Diante disso, são criados muitos mitos sobre a eficácia da técnica existente há mais de 200 anos de acordo com Muriele Picoli Braga Poletti, farmacêutica e professora da Unisul.  

"A homeopatia era mais popular antes da ascensão da indústria farmacêutica, mas tem encontrado espaço diante das mudanças de hábitos da população que busca tratamentos mais naturais para a saúde atualmente", destaca.

O tratamento homeopático, conhecido como a "cura pelo semelhante", propõe a melhora dos sintomas ao fortalecer o sistema imunológico. A composição da terapia é elaborada através de extratos vegetais, minerais e também animais, produzidos de maneira padronizada, sendo denominados de matrizes ou tinturas mãe. Essa base é diluída em solução alcoólica ou outro líquido até que não reste mais vestígios químicos do produto.

Muriele explica que por não restar vestígios da tintura mãe muitos associam a homeopatia ao efeito placebo, que é visto em grupos de estudos como pessoas que não ingerem medicamentos e apresentam melhoras. No entanto, a profissional reforça que a homeopatia deve ser vista pela perspectiva da física, por meio da alteração de energia, e não da química. "O efeito placebo, que defende que a homeopatia se assemelha a tratamento nenhum, pode ser derrubado pela questão de que em plantas e animais, que não tem consciência, os tratamentos homeopáticos surtem resultado". Assim, a profissional esclarece outros questionamentos sobre a homeopatia. 

Mito

Este é um mito, defende Murile. A homeopatia começa a funcionar a partir do momento em que o paciente inicia o tratamento. Os feitos são percebidos de maneira imediata, melhorando assim com o tempo como qualquer outro tratamento. 

Contraindicação

A terapia homeopática não tem praticamente nenhum efeito colateral. Muriele afirma que casos raros acontecem por conta do consumo da terapia que não foi feita especificamente para aquele paciente ou porque este não buscou um tratamento especializado. Outra questão, é que por ser um tratamento bem diluído, não apresenta interação medicamentosa com qualquer outro remédio que esteja sendo consumido. Então, é verdade que não há contraindicação para a terapia homeopática. 

Tratamento

A homeopatia é preparada exclusivamente para cada pessoa, pois, cada um precisa de um tratamento diferenciado de acordo com os sintomas. Assim, essa afirmação é mais um mito que ronda a terapia alternativa. 

Só é encontrado em farmácias de manipulação

Muriele explica que isso é mito, pois há medicamentos dessa área que são produzidos em larga escala pela indústria farmacêutica, embora não seja o que a homeopatia prega, e alerta que nem toda farmácia é habilitada a produzir a homeopatia. "A farmácia de manipulação para produzir a homeopatia precisa ter o registro perante a vigilância sanitária para esse fim, o que demanda diversas exigências", acrescenta. 

Homeopatia substitui outros tratamentos

Isso é verdade. Muriele reitera que em casos mais simples como alergias respiratórias o tratamento homeopático pode substituir o medicamentoso. No entanto, em casos mais complicados a terapia pode ser um tratamento complementar. "Como doenças infecciosas (tais como HIV) ou até tratamentos de cânceres, sugere-se que a homeopatia seja utilizada em conjunto com o tratamento que já está sendo realizado, visando minimizar os efeitos adversos provenientes desses medicamentos", complementa. 

Posso tomar homeopatia sempre?

Quem avalia a possibilidade de utilização da homeopatia é o médico ou o farmacêutico homeopata. Muriele reforça que só esses profissionais podem receitar a formula adequada a ser feita ou a utilização de um outro medicamento. "Cada caso é analisado individualmente". 




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |