| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

A Importância do Magnésio: Conheça Seus Benefícios

MATÉRIA PATROCINADA

O magnésio é um mineral e um nutriente essencial para o corpo humano. Mas infelizmente não produz a quantidade necessária para o organismo.

Isso significa que corpo precisa obter esse nutriente de alguma outra forma, normalmente através da alimentação e de suplementos.


É muito importante manter os níveis adequados de magnésio no organismo. Pois, além de trazer benefícios, a sua deficiência pode causar problemas de saúde.

Nesse artigo, eu vou esclarecer as suas dúvidas sobre o magnésio e apresentar os benefícios desse nutriente para a sua saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Vamos lá?

Propriedades e função do magnésio

O magnésio é um nutriente fundamental à manutenção da vida. Isso significa que você não pode sobreviver sem a presença desse nutriente no seu organismo.

O corpo humano produz magnésio baixas quantidades. E você obtém a quantidade restante através da sua alimentação.

É um mineral indispensável porque está relacionado, de alguma forma, aos principais processos biológicos do organismo humano.

O magnésio participa dos seguintes processos biológicos:

  • Metabolismo de lipídios, proteínas, glicose e eletrólitos;
  • Produção de energia para células;
  • Contração muscular;
  • Estabilidade e manutenção das células e da membrana celular;
  • Controle do tônus ??vascular;
  • Atua na formação dos ossos;
  • Síntese de proteínas e ácidos nucleicos;
  • Condução nervosa sensitiva e motora.

Portanto, a falta de magnésio no organismo traz problemas de saúde e prejuízos para diversos processos biológicos essenciais do nosso corpo.


E quais são os benefícios

Por ter participação em diversos assuntos sobre saúde, a nutricionista Manuela Jobst fala sobre diversos procedimentos essenciais à saúde em www.nutrijobst.com.br

Dessa forma, o magnésio também tem diversas propriedades benéficas para a sua saúde e bem-estar, trazendo benefícios como:

  1. Potencializa a função cognitiva: melhora a memória e colabora para a aprendizagem;
  2. Regula a pressão arterial: o equilíbrio de magnésio os níveis de cálcio, módulo o tônus ??vascular do fluxo sanguíneo e da pressão arterial;
  3. Proporciona bem-estar e alivia o estresse: o magnésio é essencial para a formação da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar;
  4. Regula a produção de insulina: o magnésio essencial para produção de insulina e metabolização de glicose. Portanto, ajuda a prevenir o diabetes tipo 2.
  5. Previne enxaqueca e a dor de cabeça: o magnésio atua na vasodilatação dos vasos sanguíneos da cabeça;
  6. Fortalece os ossos: o magnésio controla o metabolismo do cálcio e a ativação da vitamina D, processos fundamentais para a formação e saúde dos ossos;
  7. Alivia os sintomas da menopausa: a ativação da vitamina D também contribui para a modulação do estrogênio, principal hormônio feminino, cuja produção diminui na menopausa.

Além de tudo isso, o magnésio também é um aliado para saúde cardiovascular, pois diminui os riscos da hipertensão e doenças cardíacas.

E também contribui para evitar o acúmulo de gorduras.

Isso porque, o magnésio ajuda a reduzir a resistência à insulina dos carboidratos. Ao mesmo tempo, que potencializa a ação das enzimas responsáveis ??pelo metabolismo da glicose e dos lipídios.


Sintomas da deficiência de magnésio

A falta de magnésio no organismo pode ocasionar diversos problemas de saúde.

Isso pode ocorrer quando o seu organismo não obtém as quantidades mínimas necessárias de magnésio.

Os sintomas da deficiência de magnésio incluem:

  • Falta de apetite;
  • Náuseas e vômito;
  • Confusão mental;
  • Tontura; Pele ressecada, unhas quebradiças;
  • Diarreia;
  • Tremores;
  • Perda da coordenação motora;
  • Convulsões (nos casos mais graves).

Além disso, a deficiência de magnésio também aumenta os riscos da ocorrência de doenças cardíacas, anemia e acidente vascular cerebral.


O que fazer para evitar a deficiência de magnésio?

A melhor forma de evitar a deficiência desse nutriente e manter uma alimentação equilibrada, é através de alimentos que contenham magnésio, como: kiwi, arroz integral, abacate, abóbora, aveia e trigo.

Além disso, é possível encontrar o magnésio como suplemento alimentar em cápsulas. Nesse caso, existe tanto opção de suplemento de magnésio, quanto a opção de suplemento multivitamínico com magnésio.


Concluindo

Manter uma alimentação saudável é a melhor forma de obter todos os nutrientes que o nosso corpo necessita.

E não se esqueça: antes de iniciar a suplementação de magnésio é recomendado procurar um profissional da saúde e da sua confiança para orientações.

Gostou das dicas? Aproveite para deixar o seu comentário!