| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

rotary.jpg
ESPAÇO DO
Confira aqui as últimas notícias

SOLIDEZ : MARCA CONSTANTE NO ROTARY

Há mais de um século, nascia o Rotary, instituição que se internacionalizou e exerceu forte influência na sociedade ocidental, depois estendendo-se por todo o mundo.  

 Logo de início o Rotary estabeleceu seus fundamentos, preparando o caminho para que seus associados, usando suas habilidades e dedicação, fizessem a diferença em suas comunidades.

 Com os documentos normativos então criados, determinou-se que os Rotary Clubes deveriam se familiarizar com os principios e valores que guiam as ações de nossa instituição, notadamente os serviços humanitários e o empenho pela paz mundial.

 Estabeleceu-se mais: que o Rotary seria um filosofia de vida, que se propõe a equacionar o eterno conflito entre o desejo do lucro pessoal e o dever de auxiliar o próximo. E, para isto palavra chave por nós adotada é SERVIR.

 Ao se espalhar pelo planeta, nossa instituição estendeu sua influência, suas palavras, seus ensinamentos.

 Para realizar esta missão, o Rotary organizou sua forma de proceder, com obrigatoriedade de presença nas reuniões, palestras, institutos e outras atividades, eminentemente presenciais.

 Veio a pandemia que hoje enfrentamos e a instituição não esmoreceu, ao contrário, prossegue com suas reuniões agora em ambientes virtuais, destina recursos para auxiliar comunidades, e dá continuidade ao trabalho humanitário.

 É inegável, entretanto que, por causa da pandemia e de outros fatores, estamos, quando muito, podendo manter o número de associados. E, as estratégias para atraí-los ou recuperá-los nem sempre têm sido bem sucedidas. Um sinal de alerta que se acende, mas não é só no Rotary .

 Estamos diante de um desinteresse pela tradição, pelos valores, um firme propósito pela " cultura de superficie".

 A pressa, a velocidade, o não parar, o receio das responsabilidades, do comprometimento, enfim uma procura de liberdade que não sabemos se virá, e o que afinal faremos com ela.

 No entanto, se por um lado não se busca um compromisso rotineiro, firme e constante, por outro parece haver alguma especie de vontade, de desejo de ser util, de participar,

 De conectar-se, de exercer uma missao relevante, com significado para a própria vida e para os demais, e, não são poucos os que se aproveitam disto para seus próprios fins.

 A verdade é que a sociedade não pode prescindir de um instrumento que consiga agregar contribuições diferentes num conceito amplo o suficiente para produzir sinergia e fazer o contraponto aos governos e às ideias, de modo a exercer um protagonismo relevante em nosso tempo.

 Neste momento em que iniciamos um novo ano, não sabemos até quando dura esta pandemia, apesar disto, a conjuntura nos leva, sem qualquer surpresa ao que fazemos desde sempre: avaliar o cenário, refletir sobre as opções, definir um plano de ação, renovar a esperança e partir para a ação.

 Vamos,de nossa parte, mais uma vez nos armar de coragem, de conhecimento, de sabedoria, de dedicação à causa do Rotary, e fazer nossa parte para transformar, a esperança em ação e os dias melhores, em realidade.

 Autor: Jorge Bragança, Presidente da Rotary Brasil, publicado na edição de dezembro/2020.

   VENHA COMPARTILHAR O NOSSO TRABALHO

Reuniões todas as terças-feiras, às 20 horas no Rau´ls Hotel

Acesse www.rotarygaspar.org.br