| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

rotary.jpg
ESPAÇO DO
Confira aqui as últimas notícias

Rotarianos: coexistir nas diferenças*

O ser humano é um ser social. Somos seres gregários e comunitários.

Apenas bem nos desenvolvemos e atravessamos a fronteira do tempo pela cooperação e pertencimento. Àqueles que não o fizeram, nada restou. Definharam e seu legado ficou perdido entre as noites.

Foi por meio do viver coletivo que se obtinha a caça. Pelo compartilhar das horas que se sobrevivia. Pela proximidade se aprendia e pela relação que se perpetuava.

Pois bem, companheiros rotarianos: cá estamos! Vida eterna aos nossos antepassados! Melhor dizendo: "eterna enquanto dure".

Existem maneiras e maneiras de se conviver e todas elas servem para sobreviver e apenas uma para viver.

Ao mesmo tempo em que se vive coletivamente, deve-se existir individualmente. Na convergência destas duas vertentes podem surgir dificuldades e desacertos, afinal somos mais de um dentro dos nossos clubes, com nossas subjetividades e idiossincrasias. Por mais parecidos que sejamos tão diferentes o somos.

Assim é que a diversidade de personalidades deve antes e em primeiro ser aceitas. Não apenas toleradas, e jamais repudiadas.

"A verdade não está no homem, a verdade está entre nós" disse Sócrates.

Talvez a cooperação do passado tenha cedido à competição atual, que propiciou a disputa, trazendo em seu bojo a rivalidade e por fim a agressividade.

O sentimento da cooperação está no cerne do ideal rotário: "Dar de Si Antes de Pensar em Si" falou o sábio Paul Harris.

Companheiros ("cum panis"), o somos sim, pois compartilhamos um pão chamado servir. A virtuosidade rotária é coexistirmos em nossas diferenças. Assim são os amigos.


* O autor é José Milton Castan Jr, psicoterapeuta e associado ao Rotary Club de Sorocaba.


Venha compartilhar conosco o nosso trabalho!


-> Reuniões acontecem todas as terças-feiras, às 20h, no Hotel Raul`s.

Saiba mais sobre o nosso clube, acesse:www.rotarygaspar.org.br