| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

rotary.jpg
ESPAÇO DO
Confira aqui as últimas notícias

Fatores invisíveis para o fortalecimento dos clubes*

É muito mais fácil convencer alguém mostrando algo concreto, em vez de argumentar sobre um fator invisível, como o amor, a vontade, a sutileza.

Considero o conhecimento como um dos fatores invisíveis fundamentais para o fortalecimento do clube.

O conhecimento pode ser o da nossa organização, determinante para a tomada de decisões em vários aspectos, mas pode ser também o individual, o patrimônio de cada companheiro, muito importante para o êxito no serviço à comunidade, tanto no desenvolvimento de projetos sustentáveis como para a valorização da nossa imagem.

A Visão de Futuro é outro fator invisível, essencial para o fortalecimento dos clubes e que é percebido de forma diferente em cada companheiro.

Como indivíduos, já na adolescência, pensamos em quem seremos e em como será o mundo quando nos tornarmos adultos.

Outro grande fator invisível é o interesse da participação familiar nas atividades do clube, por meio dos programas do Rotary, como o Intercâmbio de jovens, o Rotaract, o Interact, o Rotary Kids e as Associações de Famílias.

Essa força familiar torna-se visível no momento em que o novo associado consegue a adesão de seus familiares.

O envolvimento da família torna o novo associado mais forte e interessado em desenvolver suas habilidades em favor do Rotary. Os clubes que mantêm programas que envolvem a família conseguem reter mais associados e crescem com mais consistência.

Acrescento a inovação como outro fator invisível para a manutenção de associados em nossos clubes. A inovação é fazer melhor, atendendo as expectativas das pessoas.

Rever procedimentos, perceber as novas tendências de comportamento do mundo e aplicá-las em nossos clubes são atitudes determinantes para a adesão de novos associados e, também, para motivar os atuais.

É mais difícil enxergar o invisível, mas é a percepção dele que contribuirá para a visibilidade do seu clube interna e externamente.

* O autor é Marcos Franco, escritor, administrador de empresas, associado ao Rotary Club de Santos-Oeste e governador 2010-11 do distrito 4420.