| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

Paraíso catarina


Encontrei nas minhas estantes o livro Fragmentos do paraíso. Edição do Governo de Santa Catarina. A apresentação tem a assinatura do então governador, Luiz Henrique da Silveira. Tivemos governantes intelectuais, Além desse, Jorge Laceda, Nereu Ramos e Antônio Carlos Konder Reis.

No seu texto, ele escreve: "Serras, praias, ilhas, lagoas, mares, cavernas, sambaquis, campos, rios, cachoeiras, cânions, toda a diversidade das terras catarinenses estão aqui presentes. Todo esse patrimônio milenar, que compõe o paraíso catarinense, é revelado neste livro com grande esmero, acuidade e bom gosto. Um trabalho de fôlego, que merece nossos maiores encômios por proporc ionar a descoberta de tantos tesouros escondidos em território catarinense."

A obra contém os capítulos: mar, dunas, lagoas, rios, serras, campos e cavernas.

Aponta perto de 50 ilhas costeiras. "O Embasamento Cristalino faz do litoral centro-Norte de Santa Catarina um dos trechos mais recortados da costa brasileira. Essa unidade geológica se constitui de rochas das mais antigas do planeta, como os gnaises e xistos com mais de 3 bilhões de anos. Há costões ao longo de todo o trecho entre Penha e Laguna, alguns tocados com suavidade pelas tranquilas águas da baías, outros lavados pela fúria das ondas de um mar por vezes transparente.

Vou citar alguns pontos que realmente conheci: Capítulo Mar - Costão da Joaquina, Praia da Cachoeira do Bom Jesus, Baía Norte da ilha de Santa Catarina e Morro das Pedras, em Florianópolis, Meia Praia, em Itapema.

Praias - Joaquina, Ingleses, Campeche, em Floripa. Praia Grande, São Francisco do Sul.

Lagoas - Lagoa do Peri, da Conceição, na Capital.

Rios - Itajaí Açu, em Apiúna, Ribeirão da Onça e do Jacu, Presidente Getúlio.

Serras - Serra do Tabuleiro, Palhoça, Morro Queimado, Santo Amaro da Imperatriz. Morro pelado, Apiúna, Morro do Baú, Ilhota, Morro da Neve e Castelo dos Bugres, Joinville.

Campos - Campos de Lages, Lages.

Cavernas - Gruta de Botuverá, Botuverá, Mina Modelo, Criciúma, Morro das Pedras, Florianópolis.

A obra comentada acima data de 2010. Nessa linha de divulgação da natureza, encontramos ainda em nossa biblioteca:

- Aventura, amor & fotos, de Evandro Heusi Scussel, 2008. Relato de um ex-aluno, sobre viagem de motocicleta a diversos países da América do Sul.

- Blumenau, Planeta Verde, 2001, com textos de Daniel Curtipassi e fotos dele e do filho, também ex-aluno, Rafael. Edição bilíngue, português/inglês.

- Presença da imigração alemã em Santa Catarina - Imagens e poemas, 2011. Fotos de Ingo Penz. Respondemos pela revisão ortográfica das duas últimas obras. Consta um parecer de Peter Urmenyd: "A Fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver de tal como são."

Todos volumosos, pesados e com capa dura. Neles poderiam constar os versos de Ruy Guerra: "Tanto amor andei. Tanto chão e mar..."



VEJA MAIS DA COLUNA