| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

Incrível! Fantástico! Extraordinário!

Dei um geral na minha biblioteca. Restaram apenas os livros essenciais. Não sou de apelar para o gúgliu a fim de dirimir dúvidas de português ou colher informações sobre locais e fatos. Confio mais nos registros das obras carinhosamente guardadas no meu escritório.

Dessa faxina, tomei novo hábito: o da releitura. A mais expressiva quantidade de livros de décadas atrás, doei-a a um rato de biblioteca. Traça de biblioteca, como querem outros. O beneficiado foi o português de nascença Júnior Ventura. Ele estabeleceu-se no Brasil para sempre, creio. Aumentar sua biblioteca - eis um de seus maiores prazeres.

Tornou-se dono da Portus - padaria artesanal. Com matriz à rua Almirante Barroso, na Vila Nova e filiais no Shopping Neumarkt e em Balneário Camboriú. Criação de primeiro mundo.

Incrível! Fantástico! Extraordinário! É o título do livro que estou relendo (Editora Francisco Alves, 1989, 204 páginas). O subtítulo já diz tudo: Outros casos de terror e assombração. Quase dez anos depois de sua morte, em 1980, surge a primeira publicação dos trabalhos que Henrique Foreis Domingues, o Almirante, realizou para o rádio brasileiro, inéditos em livro.

Homem dedicado à pesquisa e à precisão de dados, Almirante se destacou em séries radiofônicas, que tratavam de música brasileira, de músicos, de orquestra, da história da música. Como cantor, consagrou Carmem Miranda com Taí (quem mandou você gostar de mim...)

Homem arrojado, Almirante não se contentava com as fórmulas fáceis para agradar o público e, em 1947, iniciou um programa totalmente inédito no rádio brasileiro: o Incrível! Fantástico!, Extraordinário!, que se propunha a relatar todo tipo de experiências inexplicáveis ocorridas com pessoas das mais diversas partes do país. O programa durou até 1958.

Sérgio Cabral (o pai, pesquisador, músico e escritor - não confundir com o filho, hoje enjaulado por falcatruas como governador do Rio de Janeiro). Segundo ele, no prefácio, "Trata-se de um programa que conta os episódios de aspecto sobrenatural que vão ocorrendo com frequência na vida de toda gente. Não há aquele que não tenha para contar um fato estranho, sem explicação ou com explicação, sucedido com ele mesmo ou com pessoa de sua família. São aparições, mensagens, coincidências, fenômenos auditivos, avisos, enfim, todas essas manifestações que provam a existência de forças que a nossa inteligência não soube compreender (...)"

Todas as historinhas contêm uma epígrafe que dá um ar de sobrenatural: 

- Terão as aves misteriosas simpatias por certas pessoas, ou serão, por elas, às vezes, portadoras de mensagens divinas? 

- Até mesmo depois da morte, certos compromissos assumidos em vida são respeitados pelas almas...

- Durante algum tempo o homem acompanhou um enterro, enterro esse que depois veio saber que era o seu...

- Os bons espíritos continuam, em sua existência, no além, a praticar o bem entre as pessoas da terra...

- Quando alguém, mesmo brincando, invoca o diabo, mais cedo ou mais tarde ele atende...

VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |