| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

A Massambu

Nascido no Desterro, hoje Florianópolis, (1837-1901), Duarte Paranho Schutel, foi bacharel em Letras e Medicina. Com intensa atividade de escritor, jornalista e político. Vinculado ao Partido Liberal, elegeu-se deputado à Assembleia Legislativa Provincial, em três legislaturas, entre 1864 e 1890.

Estou lendo, aos poucos e devagar, seu romance A Massambu (que também pode ser grafada como Maçambu ou Macembu. Trata-se de um rio de curta extensão do continente da província de Santa Catarina que nasce das serras do Tabuleiro e Cambirela e deságua légua e meia ao sul da freguesia da Enseada do Brito. 

A obra é uma história de traços românticos, com descrições da natureza que cerca a Ilha da hoje Grande Florianópolis, parte sul. 

O autor aproveita uma viagem de barco entre Desterro e o povoado de Massiambu (outra grafia), para levantar aspectos da paisagem e dos costumes românticos da época, ao lado de páginas com marcas do realismo, quando descreve os hábitos da vida descuidada na roça levada pelos colonos da região em visita. 

Na realidade, cansam um cadinho suas minúcias, mas por outro lado, faz-nos recordar os bons e inesquecíveis momentos na orla marítima. Areais, dunas, pedreiras, pescarias sem fim e quase sempre infrutíferas. 

O livro (Editora Unisul e Governo do Estado de Santa Catarina, 2016, 200 páginas) pertence à coleção Autores Catarinenses), com edição de conteúdo de Celestino Sachet. 

Ora, sua leitura deu-me a ideia de escrever (tentando rever) minhas incursões à beira do mar Tornou-se costume nos filmes pessoas lamentando nunca terem visto o oceano. 

Tive tal privilégio desde garoto, e pretendo registrar minhas idas às praias, fazendo uma relação de memórias: 

Minha irmã, Maria Júlia Luz Fischer, dona de memória bem maior do que a minha, tem-me ajudado, enviando dados e fotos. 

A praia de estreia, Itapema, nas fotos enviadas, mostra uma casinha e outra plantadas no areal. Em seguida, bons anos depois que chegam até hoje, surge uma Itapema, prenhe de edificações, querendo imitar o Balneário de Camboriú. 

Vou tentar recordar episódios pitorescos, alguns, outros nem tanto de localidades como as que seguem: 

- Piçarras, 

- Praia Alegre,

- Barra Velha,

- Guaratuba,

- Canto Grande,

- Caieira da Barra do Sul e...


VEJA MAIS DA COLUNA