| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
INFRAESTRUTURA

Prefeitura inicia reforma na capela mortuária Bom Pastor

Obras de reforma vão contemplar a capela e toda a área externa do cemitério municipal


A reforma na capela mortuária Bom Pastor iniciou pela troca da iluminação interna / Foto: Ivan Luchtemberg - Jornal Metas/

O vereador Wilson Lenfers (PSD) solicitou que sejam realizadas melhorias na Capela Mortuária Bom Pastor, localizada no bairro Santa Terezinha. A sugestão é que seja feita uma parceria entre o Executivo e as empresas funerárias em Gaspar. A indicação 387/2019 entrou na pauta na sessão de terça-feira (27) e agora será encaminhada à Prefeitura.

O parlamentar pede manutenção dos banheiros, telhado, cozinha e iluminação. Foram solicitados também troca do piso, pintura do prédio e instalação de toldos e sistema de som.

Segundo ele, a solicitação é um pedido da comunidade que, diante das condições precárias da capela, reivindica providências. Em abril, Lenfers já havia feito pedido semelhante ao prefeito Kleber Wan-Dall, mas não foi atendido.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Jean Alexandre dos Santos, informou que a solicitação do vereador chega juntamente com o início dos trabalhos de uma reforma completa no Cemitério Municipal do bairro Santa Terezinha. E a primeira parte é justamente executar melhorias na Capela Mortuária Bom Pastor. Já foram instaldas 16 luminárias de led nas duas salas de velórios e hall de entrada da capela, e agora a prefeitura se prepara para realizar o serviço na área externa. "Percebemos que havia uma necessidade de iluminar melhor o local até por questões de segurança, já que a maioria dos velórios ocorre também à noite". Segundo o secretário, assim que a parte elétrica for finalizada, Secretaria de Obras vai iniciar os trabalhos de pintura interna e externa, reparo no telhado e troca do piso. A cozinha também vai receber melhorias com a troca do fogão e outros utensílios. "Já solicitamos ao compra a tomada de preços", afirmou Jean. Os banheiros também deixarão de ter toalhas de papel, passando a utilizar os secadores de mãos.

Da capela mortuária, as obras vão se estender para a área onde estão os túmulos. "Vamos pintar toda a área externa e ainda abrir espaço para 50 novas carneiras". Jean revelou que hoje, em média, são realizados um velório e sepultamento por dia no cemitério do bairro Santa Terezinha. "Muitas vezes, a pessoa não mora em Gaspar, mas por questões familiares acaba sendo sepultado aqui na cidade". Sobre o fato de existirem apenas duas salas de velório, o secretário afirma que são suficientes. "De 2017 para cá, ocorreram apenas duas situações em que havia mais de dois velórios num mesmo dia, e precisamos atrasar o início de um deles, mas fizemos uma avaliação e concluímos não há necessidade de ampliar a capela mortuário", finalizou o secretário.


LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |