| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
ELEIÇÕES

PP prepara nominata e garante Lu na majoritária

Partido se reuniu para reforçar a unidade e começar a projetar a eleição de 2020


Lu quer o Partido Progressista (PP) com uma nominata forte de candidatos a vereador em 2020 / Foto: José Roberto Deschamps - Jornal Metas /

Embora a eleição de 2020 ainda não seja o principal cardápio da política local, já existem conversas preliminares visando a composição das nominatas para as chapas majoritária e proporcional. Segundo maior partido de Gaspar, o PP fez um encontro de fim de ano na comunidade Bom Jesus, na noite de quarta-feira (4), visando reforçar a unidade partidária, mas o assunto principal foi mesmo 2020. O diretório calcula cerca de 400 convidados, entre filiados, simpatizantes e lideranças do MDB, partido a qual o PP é um dos aliados no atual governo.

Essa aliança, de acordo com o presidente do PP e vice-prefeito, Luiz Carlos Spengler Filho, o Lu, deve ser mantida para as próximas eleições, embora muito já tenha se especulado sobre uma possível nova composição para a chapa encabeçada por Kleber Wan-Dall à reeleição. Lu já se coloca como pré-candidato à vice-prefeito. "Vamos continuar na majoritária, apoiando o atual governo porque temos um compromisso com o prefeito Kleber", afirma o líder. Sobre as especulações, ele diz que fazem parte do período pré-eleitoral.

O último encontro dos filiados do PP em 2019 também definiu a primeira lista de pré-candidatos à Câmara de Vereadores em 2020. Com o fim das coligações na chapa proporcional, os partidos ficam livres para preencher todas as vagas. Segundo Lu, o PP vai lançar 20 candidatos, sendo que 30% devem ser do sexo oposto ao masculino, conforme determina a lei. "Nessa primeira nominata, apresentamos 17 pré-candidatos, mas vamos chegar a 20, já temos seis mulheres, mas pode ser que alguns nomes mudem até a convenção", explica o presidente, que prefere ainda não divulgar a lista.

Ele explica que o partido ainda deve fazer novas filiações até seis meses antes da eleição, que é o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. Segundo Lu, o PP está bastante otimista em formar uma nominata forte de candidatos visando conquistar, no mínimo, três cadeiras no legislativo municipal.

O partido, que estava sem nenhum vereador - o único, José Hilário Melato, ocupa a presidência do Samae desde o início do governo - ganhou, nesta semana, o reforço do vereador José Ademir de Moura, que deixou o PSC para se filiar ao PP. Lu diz não ver nenhuma relação entre essa filiação e o bloco partidário que se formou na Câmara para que a ala governista tivesse mais representatividade na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Rua Frei Solano. "Foi coincidência, pois o vereador Moura estava há muito negociando a sua ida para o PP, já que ele não estava satisfeito com algumas atitudes do seu colega de partido (vereador Silvio Cleffi). Além disso, avalia Lu, "o Moura sabe que se ficasse no PSC teria pouca visibilidade na eleição", finaliza.


LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |