| ASSINE | ANUNCIE


CRISE NO GOVERNO

Dida anuncia as primeiras mudanças na Saúde

09 Fevereiro 2018 15:22:00

Entre elas a exoneração da titular da pasta e de outros funcionários da área

Foto: Dimas Freitas/Jornal Metas
O horário de atendimento do posto central também foi estendido até 22h

Na última semana, Ilhota acompanhou, pelas mídias sociais, o desenrolar de uma situação política no mínimo curiosa, e que acabou alterando a estrutura de comando da prefeitura. A polêmica começou quando o prefeito Érico de Oliveira (MDB), o Dida, enviou, por engano, um áudio privado, via mídia social whatsapp, para o grupo de trabalho de seu partido. No áudio, o prefeito cobra um acompanhamento mais próximo das decisões na área da saúde que, de acordo com Dida, é o setor que apresenta a pior aprovação pela comunidade.

Na época em que o áudio foi vazado, Dida estava em viagem particular com a família, o que fez que a situação saísse do controle, gerando desentendimentos entre partidários do prefeito e da, então, secretária de Saúde do município, Jocelene Gonçalves. Antes mesmo de retornar à Ilhota, na quarta-feira (7), Dida já havia exonerado a secretária. Em seu lugar assumiu o vice-prefeito, Joel Soares, que irá comandar a pasta por tempo indeterminado.

Para Dida, toda a polêmica aconteceu devido ao vazamento do áudio, e que já vinha acompanhando as ações da Saúde mais de perto, sendo que a troca do comando da pasta era quase inevitável. "A mudança na Saúde já estava prevista dentro do nosso cronograma para 2018. Até por causa das reclamações constantes que vinham sendo feitas pela população. Estávamos há seis meses focados na Saúde, buscando melhorar o atendimento e as ações internas", revelou o prefeito.

De acordo com ele, a principal motivação da troca era a falta de sintonia administrativa entre a antiga secretária e o próprio prefeito. "No último ano realizamos uma pesquisa de satisfação com os nossos munícipes. Com isso identificamos as áreas que precisavam ser melhores trabalhadas, como a Saúde. Diversas ações foram propostas, mas a implantação delas pelo antigo comando da pasta não estava sendo satisfatório, apresentando muita morosidade. Não existia alinhamento de pensamento entre o prefeito e a secretária, assim surgiu a definição pela mudança. O áudio só acelerou o processo", justifica Dida.

O prefeito ainda revela que além da secretária, outros funcionários foram exonerados ou realocados. "O atendimento era o setor mais crítico. Fizemos mudanças pontuais e os resultados já estão aparecendo". Mesmo com recursos disponíveis, os postos de saúde estavam com falta de medicamentos e materiais para exames, como a fita glicêmica para controle da diabetes. "Tínhamos os recursos e como comprar, mas ainda assim estavam em falta para a população. Mesmo com a cobrança junto à Secretaria de Saúde, o problema persistiu e ficamos sem opção a não ser remodelar todo o comando da pasta", explicou o prefeito.

Novo comandante

Com a saída de Jocelene Gonçalves, o vice-prefeito de Ilhota, Joel Soares, assumiu, desde a última quarta-feira (7), a Secretaria de Saúde. Tão logo a mudança foi concretizada, algumas mudanças foram realizadas, tanto na questão organizacional como na física. "Além da reformulação do nosso quadro de funcionários, instalamos um novo sistema de refrigeração no Posto de Saúde Central e estamos em vias de ativar novos equipamentos odontológicos, que irão beneficiar toda a comunidade", afirmou Dida.

Com apenas um dia à frente da pasta, Joel já definiu as suas prioridades e se mostra tranquilo nesta nova função. Segundo o vice-prefeito e atual secretário de Saúde, as melhorias devem continuar pelas próximas semanas. "Estamos ampliando o nosso corpo técnico e melhorando o nosso espaço físico. Um das grandes novidades será a ampliação do Posto de Atendimento Central que, a partir do fim deste mês, irá atender a comunidade das 7h da manhã até as 22h. É a primeira vez que isso acontece em Ilhota", revela.

Soares disse ainda que toda mudança é feita para somar. "Vamos aproveitar a oportunidade para tirar alguns vícios de atendimento. Já é possível notar uma melhora no nosso atendimento, vamos manter um constante aperfeiçoamento para manter a qualidade do serviço sempre bom", finalizou o novo secretário.


LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |