| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
BRASÍLIA

Bolsonaro valoriza a mídia regional em encontro com representantes de entidades do Sul do País

Presidente disse ainda que é mal-interpretado pela grande imprensa, mas que não vai mudar seu jeito de falar

RCN/Agência Adjori/SC


Mídia Regional de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, realizam o primeiro encontro histórico, na manhã do dia  22 de agosto, no Palácio do Planalto com o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro e sua equipe de Governo./ Foto Tauan Alencar


O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou quinta-feira (22), em Brasília, que o trabalho da imprensa regional é importante para o futuro da nação. A declaração foi dada durante o café da manhã em que participaram 50 lideranças de entidades que representam os veículos de comunicação dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, entre elas a Adjori/SC (veja lista completa abaixo). O encontro foi articulado pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). De acordo com o presidente da entidade, Marcello Corrêa Petrelli, o objetivo foi mostrar ao presidente Bolsonaro o potencial e a atuação da mídia regional nos três estados do Sul. "Nossos veículos fazem comunicação em sintonia com a sociedade porque fazemos parte dela", disse.


O Presidente  foi muito receptivo com os representantes da mídia regional do Sul do país, e ressaltou a importância dela para a Nação brasileira/ FOTO Tauan Alencar/  


Bolsonaro voltou a reclamar da má vontade da mídia nacional em interpretar suas declarações. "Esse é o meu jeito de falar. Jeito que o povo entende. E não vou mudar", enfatizou, e completou: "Estamos construindo uma rota diferente do passado. Nós temos tudo para dar certo. Precisamos de união".


O Presidente Bolsonaro, tratou o encontro de forma muito profissional, e levou consigo Ministros e Secretários  das áreas afins / FOTO Tauan Alencar


Acompanharam o presidente, o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, o Secretário Especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten.

"Esse é o jeito sincero do presidente. Discurso que o fez ser eleito pelo povo brasileiro", destacou o general Ramos, amigo pessoal do presidente. Também prestigiaram o evento os deputados Rogério Mendonça Peninha (MDB/SC), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, e Coronel Armando (PSL/SC), vice-líder do governo na Câmara dos Deputados.

O presidente Bolsonaro e sua equipe de Governo ouviram atentamente, a apresentação sobre a importância e a força da Mídia Regional, por Marcelo Petreli, presidente da  ACAERT/SC,  Ranieri Moacir Bertoli, conselheiro de Comunicação do Senado,e Adriano Kalil, vice-presidente da ADI/SC, que representaram as entidades e empresas presentes/ FOTO Tauan Alencar


O presidente da Acaert foi porta-voz da comitiva. Em seu discurso, Petrelli lembrou que a mídia regional é defensora de suas cidades, lideranças e "todos aqueles que são agentes de progresso e desenvolvimento". Para ele, os programas locais de rádio e televisão, além dos jornais impressos, têm as maiores audiências nos municípios. "Nosso público aprendeu a desconfiar da mídia mal-intencionada, porque temos um propósito: pensar e agir diferentes. Em primeiro lugar está nossa comunidade, a nossa região, o nosso estado", explicou Petrelli. "Somos a ponte para construir um verdadeiro diálogo com a sociedade, pautado pela informação e no compromisso com os fatos e a verdade", completou. Na comitiva, presidentes da Aerp, Agert, ADI dos três estados, Adjori de SC, José Roberto Deschamps, e do PR.

O ex-presidente da Acaert e conselheiro de Comunicação do Senado, Ranieri Moacir Bertoli, também apresentou uma defesa da Mídia Regional e alertou ao presidente Bolsonaro sobre o grande aumento das rádios comunitárias no país. Entre 2004 e 2013, houve um aumento de concessão de radcom em 103%, totalizando 4.504 emissoras. "São concorrentes que não pagam impostos e fazem uma política sem nenhuma fiscalização no cumprimento da lei", disparou.


Coube ao vice-presidente de Gestão e Finanças da ADI-SC, Adriano da Fonseca Kalil Escada, diretor Executivo da Central de Comunicação, mostrar as diferenças entre os jornais impressos e digitais do interior e a chamada grande imprensa. Em sua apresentação, disse que não são estes que pautam o debate na base da sociedade. "Nos municípios do interior do país, no Brasil real onde circulamos, somos nós da mídia regional que cumprimos essa função."

Kalil enfatizou a integração editorial que já acontece em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo por meio de colunas diárias publicadas nos jornais organizados em associações. "Trata-se de um instrumento muito forte, que pode e deve ser bem usado por fontes de todos os setores da sociedade, pois estarão se associando ao que temos de mais forte e valioso - nossas marcas."

O presidente da ADI Brasil, Jedaias Pereira Belga, do Paraná, aplaudiu a iniciativa, que considerou das mais importantes para as empresas de comunicação com sedes fora das capitais. "Ficou claro que o presidente não tinha a exata noção do que somos e representamos", avaliou.

O mesmo sentimento foi manifestado pelo presidente da ADI-SC, Lenoíres da Silva. Ele destacou que foi uma oportunidade ímpar para os veículos regionais e declarou otimismo ao final do encontro. "Conseguimos transmitir a seriedade com que trabalhamos e o compromisso que temos com nossas comunidades. Nossa manifestação e nosso trabalho foram bem aceitos pelo presidente Bolsonaro."

O presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (Sindejor), José Roberto Deschamps, disse que foi muito importante a abertura de Bolsonaro para a imprensa regional e que ele foi muito "receptivo" e "atencioso". "Foi um momento histórico para a comunicação de Santa Catarina". "Tenho certeza de que o governo federal vai reconhecer a importância de nosso trabalho. O presidente observou que o jornalismo impresso  e eletrônico do interior tem sido fundamental para a formação cidadã e o desenvolvimento de nossas regiões."

Peninha, Coordenador da Frente Parlamentar Catarinense na Câmara Federal, participou do Café da Manhã no Palácio do Planalto, junto da equipe do Presidente Bolsonaro, com os representantes da Mídia Regional do Sul do País e do Almoço com os parlamentares, também em defesa da Mídia Regional no dia 22 de agosto. / fotos Tauan Alencar

A comitiva ainda almoçou com a bancada catarinense em Brasília, com a presença dos senadores Esperidião Amin (PP) e Jorginho Melo (PL) e os deputados federais Carlos Chiodini (MDB), Carmen Zanotto (Cidadania), Peninha (MDB), Coronel Armando (PSL) e Ângela Amin (PP).



Encontro articulado pela Acaert/SC, reuniu, os presidentes e diretores de entidades, empresários, Jornalistas  de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul/ Foto Tauan Alencar

Presidentes entidades:

Marcello Corrêa Petrelli - presidente Acaert

Marise Westphal Hartke - vice-presidente Abert

Ranieri Moacir Bertoli - conselheiro de Comunicação do Senado

Ana Paula S. Melo - presidente Sert/SC

Christina Alavarez Gadret - presidente Sindirádio/RS

Cezar Telles - presidente Sert/PR

Roberto Cervo (Melão) - presidente Agert

José Heriberto Michelleto - vice-presidente Aerp

Lenoires da Silva - presidente ADI/SC

Nery José Thomé - presidente ADI/PR

Jedaias Pereira Belga - presidente ADI/Brasil

Eladio Dios Vieira da Cunha - presidente ADI/RS

José Roberto Deschamps - presidente Adjori/SC

Elizio Jacy Siqueira Junior - presidente Adjori/PR

Ademir Arnon - presidente da ACI

Presidente Bolsonaro e os presidentes, da ADJORI/SC e SINDEJOR/SC, José Roberto Deschamps (Centro)  e Lenoíres da Silva presidente da ADI/SC/ Foto/Selfie- Lenoíres da Silva



José Roberto Deschamps, presidente da Adjori/SC e do Sindejor/SC  e Elisio Siqueira, presidente da Adjori/PR , com o Deputado Federal, Rogério Peninha Mendonça e Fábio Wajngarten, Secretário Especial de Comunicação da Presidência da República / Fotos Tauan Alencar



Representantes da imprensa regional catarinense/ Foto Tauan Alencar



Entres os presente, Bolsonaro recebeu da Acaert, uma camiseta e ao apresentar uma das campanhas da Acaert, Petrelli, entregou ao presidente um "Cartão Verde" 





Imagens

  • foto
  • foto
  • Foto
  • Foto
  • Foto
  • Foto
  • foto

LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |