| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
REUNIÃO

Gaspar se prepara para o Censo 2020 do IBGE

Apresentação do planejamento aconteceu na sexta-feira (30), na Câmara Municipal


Vereadores e lideranças empresariais ouviram as explicações da metodologia do Censo 2020 / Foto: Divulgação/


Servidores do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentaram na Câmara de Vereadores de Gaspar o planejamento do Censo 2020 para o município. A reunião aconteceu na sexta-feira (30) e contou com a presença do presidente da Câmara, Ciro André Quintino (MDB), representantes do Executivo e do presidente da Associação Empresarial de Gaspar (ACIG), Nelson Alexandre Bornhausen.

O coordenador de Área, Lion Lucas Giesel de Souza, informou que só na cidade poderão ser contratados cerca de 70 recenseadores e oito supervisores por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) que será realizado a partir de fevereiro do próximo ano. A remuneração do recenseador será paga conforme a produção.

Aproximadamente 22 mil domicílios deverão ser visitados entre os dias 20 de agosto e 20 de outubro. No entanto, a implantação do posto de coleta, onde ficarão os agentes, deverá ocorrer antes desse período. Souza pediu à Prefeitura que cedesse um espaço com acesso à internet, mobiliário e segurança.

O IBGE estima que, em 2020, Gaspar deve ultrapassar a marca de 70 mil habitantes. Se o número for atingido, haverá um aumento do percentual transferido pelo Governo Federal por meio do Fundo de Participação dos Municípios.

O Censo  

O Censo do IBGE constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos. O Questionário Básico da pesquisa investiga informações sobre características dos domicílios (condição de ocupação, número de banheiros, existência de sanitário, escoadouro do banheiro ou do sanitário, abastecimento de água, destino do lixo, existência de energia elétrica etc.); emigração internacional; composição dos domicílios (número de moradores, responsabilidade compartilhada, lista de moradores, identificação do responsável, relação de parentesco com o responsável pelo domicílio etc.); características do morador (sexo e idade, cor ou raça, etnia e língua falada, no caso dos indígenas, posse de registro de nascimento, alfabetização, rendimento mensal etc.); e mortalidade. A investigação nos domicílios selecionados, efetuada por meio do Questionário da Amostra, inclui, além dos quesitos presentes no Questionário Básico, outros mais detalhados sobre características do domicílio e dos moradores, bem como quesitos sobre temas específicos, como deficiência, nupcialidade e fecundidade. A periodicidade da pesquisa é decenal, excetuando-se os anos de 1910 e 1930, em que o levantamento foi suspenso, e 1990, quando a operação foi adiada para 1991. 


LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |