| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
MODELO

Gaspar é pioneiro em programa de gestão da União

Município é um dos primeiros a implantar o MEG-Tr, iniciativa do Ministério da Economia


Comitiva gasparense esteve em Brasília nesta semana / Foto: Divulgação/

Uma comitiva, liderada pelo prefeito Kleber Wan-Dall, participou do IV Fórum Nacional de Transferência de Recursos, realizado em Brasília, na quarta-feira (4). A prefeitura de Gaspar foi uma das escolhidas para a implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União - MEG-Tr, iniciativa do programa Brasil + Gestão, capitaneado pelo Ministério da Economia. Diante de um público formado por gestores municipais e representantes de instituições públicas, o prefeito discorreu sobre as principais ações desenvolvidas até aqui pela administração, enfatizando os programas Avança Gaspar, Gaspar é Mais Saúde e Desenvolvimento Econômico Local (DEL). Kleber classificou a mobilidade urbana como o maior desafio do governo, isto porque a localização geográfica do município - no centro do Médio do Vale do Itajaí - impõe a necessidade de obras estruturantes. Sobre o desenvolvimento econômico de Gaspar, o prefeito afirmou que essa é a prioridade número um do seu governo, pois somente com o desenvolvimento será possível chegar ao objetivo final, que é gerar oportunidades, empregos e renda para a população. "O nosso objetivo é ser mais ágil, proativo e faciltador do desenvolvimento", pontuou o chefe do executivo gasparense.

Kleber destacou as potencialidades de Gaspar no turismo e o que a administração planeja para o futuro. "Na prática estamos colocando a mão massa para fazer tudo aquilo se ouve há muito tempo na eleição: mais Brasil, menos Brasília. Implantamos diversos instrumentos e ações que garantem mais agilidade, mais transparência e mais eficácia na gestão pública", salientou.

Wan-Dall ainda apresentou como exemplos de gestão a implantação do escritório de projetos, a centralização do setor de compras, a exigência de especialização em gestão pública para determinados cargos, tranmissão ao vivo pelo Youtube das licitações, a elaboração de plano de circulação e mobilidade, o desenvolvimento de políticas públicas de desenvolvimento econômico, entre outras. Os programas 'Avança Gaspar', 'Gaspar É Mais Saúde' e 'Gecom' foram os destaques apontados pela comissão encarregada de implantar o MEG/Tr em Gaspar. A fala do prefeito foi complementada com as apresentações de outros membros da equipe, como o secretário de Fazenda e Gestão Administrativa, Carlos Roberto Pereira; do chefe de Gabinete, Roni Muller; da secretária adjunta de Fazenda, Raquel Marshall Gadea; e dos servidores Valter Alexandre Siqueira, Kawana Bonafini e Raquel Bernardes.

Sobre o MEG

Além dos aspectos econômicos e das ações da administração pública municipal, o prefeito discorreu sobre o processo de implantação desta primeira etapa do MEG-Tr. O diagnóstico foi validado internamente e aguarda agora a validação externa. Em seguida segue para as demais etapas até a efetiva implantação, que é estruturado em sete fundamentos: governança, estratégias e planos, sustentabilidade, compromisso com as partes interessadas, capital intelectual, orientação por processos, geração de valor público (resultados).Desde Julho, servidores da Prefeitura de Gaspar vêm se preparando para a aplicar o Modelo de Excelência em Gestão de Transferência de Recursos _ MEG/Tr. Foram realizadas capacitações no Tribunal de Contas do Estado e com técnicos do Ministério da Economia. Uma comissão de colaboradores efetivos e comissionados foi formada para iniciar a implantação do MEG na Prefeitura. O grupo tem a participação de representantes do Gabinete do Prefeito e das secretarias de Fazenda e Gestão Administrativa, Desenvolvimento Econômico, Educação, Obras, Agricultura, Assistência Social, Saúde, Procuradoria e Planejamento, alem da Fundação de Esportes e do Samae. O objetivo é de promover o fortalecimento da governança, melhorias na gestão e controle e discutir inovações e troca de experiência entre município. Entre os benefícios do MEG-TR estão a melhoria da qualidade da gestão por meio de um referencial, promoção da cooperação interna, medição do desempenho perante os referenciais comparativos, com foco em resultados, divulgação na mídia dos reconhecimentos obtidos e apoio técnico da banca validadora para implementação de planos de melhorias. O MEG-Tr possui prazo para adesão, sistemas online, capacitação presencial e à distância (EAD) para formação de multiplicadores, além de metodologia de implantação, acompanhamento e certificação.


LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |