| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
ELEIÇÕES 2018

Confira o local e seção de votação do próximo domingo

26 Outubro 2018 17:05:00

Mais de 23,5 mil eleitores de Gaspar vão votar no sistema biométrico

46.254 eleitores estão aptos a votar em Gaspar no próximo domingo, dia 7 de outubro, quando acontecem as eleições gerais em todo o país. No total, a 64º zona eleitoral de Gaspar, que compreende ainda os municípios de Ilhota e Luís Alves, totaliza 65.946, sendo 10.875 de Ilhota e 8.817 de Luís Alves. A eleição deste ano será a primeira com biometria, que é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento em que ele se habilita ao voto. Isto porque a identificação se dá por meio de impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas. Neste primeiro ano, 2.800 cidades brasileiras tem a votação biométrica obrigatória. No restante a votação será híbrida. Gaspar não está entre as cidades com biometria obrigatória, mesmo assim 23.633 eleitores vão usar o novo sistema. Em Ilhota, são 4.406 e em Luís Alves 1.496.

Em todo o Estado de Santa Catarina, 3.718.201 eleitores, de 233 municípios, serão identificados biometricamente nas urnas. Deste total, cerca de 500 mil tiveram seus dados importados das carteiras de identidade e serão convidados a validar sua biometria no momento da habilitação ao voto. Com isso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) informa que 73,33% do eleitorado catarinense utilizará a digital nas seções eleitorais.

Leia mais: Acesse tudo que o que o eleitor precisa saber das eleições do próximo dia 7

Por se tratar de uma novidade, a votação biométrica poderá ser mais demorada que a votação por identificação manual. As seções vão estar preparadas para atender eleitores nos dois tipos de votação, porém, no caso da biometria o sistema ainda terá que validar a identificação do eleitor, pois será o primeiro acesso. Além disso, a escolha múltipla de candidatos - o eleitor vai poder votar em seis candidatos: presidente da República, dois senadores, governador, deputado federal e deputado estadual - pode atrasar ainda mais a votação. Neste caso, o Cartório Eleitoral de Gaspar orienta para que o eleitor leva, além de um documento de identificação com foto, o título de eleitor, pois isso agiliza o processo, apenas lembrando que sem um documento de identificação com foto, o eleitor fica impedido de votar.

Para essas eleições, a 64ª Zona Eleitoral convocou 776 eleitores para trabalharem nos locais de votação. Deste total, 553 somente em Gaspar. Serão 25 locais de votação em Gaspar, 10 em Ilhota e 11 em Luís Alves. De acordo com o Cartório Eleitoral de Gaspar, poucas mudanças em relação à eleição anterior. Confira, abaixo, os locais de votação nos três municípios da Comarca de Gaspar.















LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |