| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
ELEIÇÕES 2018

Confira as orientações do TSE para o dia da eleição

Quais documentos são necessários?

O eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto. São válidos Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CN) e Certificado de Reservista. Este ano também é possível apresentar o e-Título (exclusivo para quem fez o cadastro biométrico). 


Qual é o horário de votação?

A votação é das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. Eleitores que chegarem ao local de votação até ás 17h serão atendidos, mesmo se houver fila. 


Quem não tem obrigação de votar?

O voto é facultativo (opcional) para: 

*Analfabetos;

*Maiores de 70 anos de idade;

*Adolescentes maiores de 16 e menores de 18.


Quem não pode votar?

O voto é proibido para: 

*Os estrangeiros;

*Os conscritos (durante o serviço militar obrigatório);

*Os que perderam os direitos políticos;

*Os que estão com os direitos políticos suspensos.


 Pode-se distribuir santinhos?

A distribuição de material de campanha encerrou às 22h de sexta-feira. A partir desta data e horário é considerado crime. 


Em quem vou votar?

A ordem de votação para as eleições gerais é a seguinte: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.


Se eu votar em branco para um dos cargos em disputa estarei

anulando os demais?

Não, o eleitor não precisa ter candidato para todos os cargos. Se ele quiser votar apenas em um, dois ou três cargos, por exemplo, e os demais serem votos em branco, não irá ter problemas e as escolhas serão registradas.


- Que horas sairá o resultado da eleição?

A apuração dos votos começa às 17h mas os resultados serão divulgados apenas a partir das 19h, devido ao fuso horário do Acre (AC). 


Haverá Lei Seca?

A Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) decidiu que NÃO fará restrições ao consumo e à venda de bebidas alcoólicas no Estado nesta eleição. Porém, a recomendação é sempre para que as pessoas consumam bebidas alcoólicas de maneira moderada. 


- Posso usar uma "cola" para votar?

Sim e até mesmo a própria Justiça Eleitoral incentiva. O TSE disponibiliza um modelo de cola em seu site, porém você pode simplesmente anotar os números em um papel. 


Aplicativos

Para o pleito deste ano, a Justiça Eleitoral disponibilizou alguns aplicativos - todos eles podem ser baixados em smartphones ou tablets, nas lojas Google Play e Apple Store.  

*e-Título (via digital do título de eleitor);

*Pardal (para denúncias de irregularidades eleitorais);

*Resultados (para acompanhar a apuração do resultado após o encerramento da votação).


Como justificar

O eleitor que estiver fora do município onde vota deve justificar o seu não comparecimento à votação. O formulário está disponível no site do TRESC (www.tre-sc.jus.br), nos cartórios eleitorais e nos locais de votação ou de justificativa. O documento deve ser preenchido e entregue em QUALQUER seção eleitoral ou nas mesas específicas de justificativas - em Gaspar há três delas: nas escolas Frei Godofredo e Ivo D`Aquino e no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Vale lembrar que a justificativa só pode ser feita em outro município e, quem deixar de justificar, receberá uma multa de R$3,51 - verba que será destinada ao Fundo Partidário.  


É crime

No dia da eleição, propaganda eleitoral é CRIME. Caso você flagre alguma irregualridade pode acionar diretamente a Polícia Militar (PM) pelo 190. No domingo (7), a PM de Gaspar estará com um efetivo de 20 policiais trabalhando especialmente para garantir a segurança das eleições. "Serão realizadas rondas próximas ao colégios eleitorais para coibir os crimes eleitorais, como a conhecida boca de urna. Apesar de mais tranquila do que uma eleição municipal, este ano a eleição está bem polarizada, o que merece atenção especial", afirma o comandante da PM em Gaspar, major Pedro.   


 Pode votar usando material de campanha de algum candidato, como adesivos e botons?

É permitido o uso de adesivos, bottons e até camisetas do partido, desde que o eleitor faça a sua manifestação em silêncio. Também é autorizado o uso de adesivo em carro particular - desde que o veículo permaneça no local somente enquanto o eleitor estiver votando. Se houver mais de uma pessoa com a camisa de um partido conversando próximo dos locais de votação, a Polícia Militar irá dispersar o grupo, já que aglomerações deste tipo são proibidas por lei. É proibido ainda o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a realização de comício e carreata. 


- Cadastro biométrico

É importante ressaltar que eleitores de Gaspar e Ilhota estão APTOS a votar normalmente, mesmo NÃO tendo feito o cadastro. Nestas cidades a eleição será mista, ou seja, haverá tanto a eleição biométrica como também o mesmo procedimento das eleições de 2016. Devido a um convênio com o IGP, alguns eleitores que não fizeram o cadastro biométrico poderão também votar pelo novo sistema. Isto porque os dados foram importados do IGP para o sistema - mas vale lembrar que a medida só vale para os eleitores que estavam com os dados atualizados.  


- Lista de candidatos

O link para a lista completa dos candidatos está em http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga. Neste endereço, o eleitor encontra informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos. 


Pode entrar na cabine de votação com celular, rádio, tablets?

É proibido celular, máquinas fotográficas, câmeras de vídeo, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos na mesa enquanto o eleitor estiver votando. 


Votos nulos ou brancos

Os votos nulos ou brancos não são levados em consideração no momento da apuração, ou seja, são votos inválidos.


- Disque eleitor

No 0800-647-3888 (ligação gratuita), o eleitor encontrará servidores capacitados para responder suas dúvidas. Neste sábado (6), o atendimento será feito das 8h30min às 19h. Já no domingo (7), dia da eleição, o horário será das 7h às 19h.   

AINDA TEM DÚVIDAS? 

Se você ainda tem dúvidas sobre o processo eleitoral pode procurar as respostas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - www.tse.jus.br. 


LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |