| ASSINE | ANUNCIE

PROJETO

Seis anos de lições em cima de quatro rodas

01 Dezembro 2017 16:27:05

“Amigos do Skate” completa seis anos de resultados positivos em Gaspar

Kássia Dalmagro

skt.jpg

Se tem uma galerinha que manda bem sobre quatro rodinhas, é a turma do “Amigos do Skate”. O projeto voluntário, destinado a crianças a partir dos cinco anos até adolescentes, completou seis anos de atividades em Gaspar. As aulas tiveram início em outubro de 2011 e a conclusão de mais um ano foi comemorada nesta semana, durante o último encontro de 2017. A confraternização entre as mais de 30 pequenas “feras” não poderia ser diferente: uma “festa” de manobras na pista do João dos Santos, no Poço Grande, onde são realizadas as aulas. Um dos idealizadores do projeto, João Gabriel Darós, afirma que motivos não faltam para as comemorações. “Nestes seis anos, mais de 300 crianças e adolescentes participaram das aulas”, ressalta. 

Muito mais do que fortalecer valores, como disciplina e respeito, o Amigos do Skate tem cumprido uma outra função: a de revelar talentos. Ex-alunos e atuais monitores do projeto, Gregory Martins e Carlos Narcizo são a prova de que vale a pena investir na base. Entre tantos títulos conquistados pela dupla, está o ouro e a prata nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) deste ano. “O trabalho da escolinha contribuiu para fortalecer o skate na cidade. Foi o projeto que incentivou a inclusão da modalidade no Jogos Escolares, há quatro anos”, afirma João.   

Hoje, João coordena o projeto ao lado de outro jovem, Fabiano Carvalho Leite, e além de Gregory e Carlos, há um terceiro monitor, Luiz Henrique Vargas. Todo o trabalho da equipe é voluntário e conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL), que cede a pista para os encontros. Para garantir a segurança dos alunos, as vagas são limitas a 35 pessoas. Sendo assim, a lista de espera por uma oportunidade é grande. “Por isso, temos como regra que o aluno que faltar a três aulas sem justificativa perde sua vaga e dá lugar para outra criança”, explica João. Esta é uma forma, segundo o coordenador, de fazer com que os alunos levem a sério a iniciativa. “Assim eles valorizam o projeto, levam as aulas a sério e não perdem o foco”, diz.

Início

João explica que quando teve a ideia de dar vida ao Amigos do Skate a cidade não tinha uma pista estruturada para a prática do esporte. Para se aventurar nas manobras, muitos adeptos se reuniam ao lado da Escola Honório Miranda, no Centro da cidade. “Havia muito preconceito em relação aos skatistas. Nosso objetivo foi mudar esta imagem”, lembra. E, de acordo com o João, a iniciativa tem dado certo. “Apesar de todas as dificuldades, por sem uma ação voluntária, todo nosso esforço tem valido a pena”, garante.

 

LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |