| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
RELIGIÃO

Paróquia do Bela Vista celebra 20 anos de instalação

06 Fevereiro 2019 08:39:00

A Nossa Senhora Imaculada Conceição foi oficialmente impantada em Gaspar no dia 3 de fevereiro de 1999




A paróquia nossa Senhora Imaculada Conceição, no bairro Bela Vista, que compreende também as comunidades de Santa Barbara, na localidade de Águas Negras, e São Francisco de Assis, no bairro Figueira, está em festa. No dia 3 de fevereiro, a comunidade paroquial completou 20 anos de atividades em Gaspar. E, para comemorar as duas décadas de instalação da paróquia, os fiéis estão convidados a prestigiar um especial encontro, programado para a noite deste sábado (9). As comemorações terão início com a celebração de uma missa solene, às 19h, na Igreja Matriz, que será presidida pelo atual pároco, padre Alexsandro Valdir Borges. Durante a celebração, segundo o coordenador do Conselho Pastoral da Comunidade (CPC), Celso de Oliveira, a história e trajetória da paróquia será relembrada. Após a missa, será promovida uma macarronada. Os tickets para a janta custam R$20,00 e podem ser adquiridos antecipadamente, na secretaria paroquial. Quem preferir, também poderá adquirir o cartão no local. "Será um momento muito especial para a nossa comunidade, de fortes emoções. Convidados todos a prestigiarem esta comemoração conosco", ressalta.

O coordenador, que participa da comunidade antes mesmo da instalação oficial da paróquia, é testemunha ocular da transformação da Nossa Senhora Imaculada Conceição. "É uma comunidade que se fortaleceu devido ao esforço de pessoas dedicadas, que estiveram à frente da paróquia durante todos este anos. Hoje, somos uma comunidade unida em prol da espiritualidade e fortalecimento das famílias", afirma. Tanto trabalho, resultou em uma paróquia fortemente ativa, como 19 movimentos pastorais, além de um coral próprio, o "Canção e Vida". "Além disso, contamos com uma excelente estrutura física para desenvolvermos nossas ações, eventos e trabalhos sociais. A paróquia também tem, diariamente, a presença de uma padre", ressalta. Atualmente, segundo o coordenador, a paróquia conta com cerca de 500 famílias "ativas".

Hoje, quem está à frente da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição é o padre Alexsandro Valdir Borges, que chegou à comunidade em dezembro do ano passado. Apesar do pouco tempo, ele afirma que já foi possível perceber o quanto os fiéis são dedicados e parceiros uns dos outros. "Estamos comemorando uma história bela e bonita, de um povo que ama e se dedica a viver aquilo que nos pede Jesus: que vivemos unidos", ressalta. E, segundo padre Alexsandro, a paróquia do Bela Vista foi criada diante desta realidade, a de seguir Jesus Cristo e de se colocar à disposição do seu reino. "Viver estes 20 anos de instalação de uma paróquia e ver a força do povo, a dedicação dos padres que por aqui passaram, dando sua contribuição, é motivo de muita felicidade", afirma. Para o pároco, a comunidade se mantém tão saudável pois segue Jesus Cristo. "Nós precisamos voltar a olhar para o Senhor e tê-lo como nossa referência. Temos uma indicação, que é Maria, a nossa padroeira. Se hoje temos uma paróquia tão vibrante, com tantos movimentos pastorais, é porque as famílias estão seguindo estes passos, estão lutando e doando sua vida para que Jesus seja conhecido por todos".

 História  

A paróquia foi oficialmente instalada em Gaspar no dia 3 de fevereiro de 1999. No mesmo dia, padre Miguel Rossetto tomou posse como primeiro pároco. O início da comunidade aconteceu ainda no ano de 1969, quando foi construída uma igrejinha de madeira, ao lado da atual Igreja Matriz. O terreno foi adquirido da Província Franciscana. No mês de dezembro, cujo dia 8 é dedicado a Nossa Senhora Imaculada Conceição, o pároco de Gaspar celebrou ali a primeira missa. Por isso, a Imaculada ficou como padroeira da nova comunidade. Em 1981, padre Frei José Timmermann, pároco de Gaspar, abençoou e lançou a pedra fundamental da atual igreja. Ao mesmo tempo, foram construídos os salões de festa.

Quinze anos mais tarde, em 1996, frei José Lino Lückmann deu início à construção do Centro Catequético. As obras da casa paroquial, secretarias e sala de reuniões foram começadas em junho de 2000. Com a criação da paróquia, abriu-se uma Escola da Fé para Adultos e uma Escola de Ministérios. Houve, assim, possibilidade de uma grande renovação nas lideranças e ministérios. Além disso, por meio da Renovação Carismática Católica e do Apostolado da Oração, é promovida a Pastoral Social, assistindo especialmente as famílias menos favorecidas. 


"Estamos comemorando uma história bela e bonita, de um povo que ama e se dedica a viver aquilo que nos pede Jesus: que vivemos unidos".

Padre Alexsandro Valdir Borges, pároco da N. S. Imaculada Conceição 




LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |