| ASSINE | ANUNCIE

LITERATURA

Mostra sobre Monteiro Lobato celebra o Dia do Livro Infantil

18 Abril 2017 15:49:04

Obras e informações sobre um dos mais importantes escritores brasileiros estão expostas no Coreto Municipal

Redação Jornal Metas
IMG_4296.JPG
Foto: Kássia Dalmagro/Jornal Metas
Coreto Municipal recebe exposição sobre Monteiro Lobato

Quem não conhece Emília, a boneca de pano que ganha vida? Ou não fica com “água na boca” ao lembrar dos famosos bolinhos de chuva da tia Nástacia? Não se diverte com o atrapalhado mas sábio cientista Visconde de Sabugosa? Os famosos personagens, criados por Monteiro Lobato a partir de 1920, marcaram a infância de várias gerações e até hoje atraem crianças ao mundo da fantasia. Considerado um dos mais importantes escritores brasileiros, Lobato foi o precursor da literatura infantil no país, inserindo em suas histórias elementos da cultura nacional, como costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Seu trabalho se popularizou na década de 70, quando a história do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” se transformou em um programa de televisão.  

Sua contribuição à literatura brasileira foi tão importante que, em sua homenagem, foi instituído no Brasil o “Dia Nacional do Livro Infantil” em 18 de abril - data de nascimento do escritor. Para celebrar a data e resgatar a história de Lobato, o Coreto Municipal, no Centro de Gaspar, abre suas portas nesta semana para receber uma exposição referente ao artista, que faleceu em julho de 1948. A mostra terá início nesta quarta-feira (19) e poderá ser prestigiada gratuitamente pelo público em geral.

Conforme explica a administradora da Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin, Lúcia Kistner, a exposição foi organizada pela mediadora de leitura, Liliana Michela dos Santos, e reúne informações sobre os mais famosos personagens criados por Lobato, obras, frases e bibliografia do escritor. O material pode ser conferido nas segundas, quartas e quintas-feiras, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Na oportunidade, também será possível prestigiar a contação de algumas histórias de Lobato, na Sala de Leitura Vinicius de Moraes. 

A ideia é que, a partir da próxima semana, o Coreto passe a receber trabalhos produzidos pelos estudantes nas escolas de Gaspar, referentes ao tema. “A exposição está programada para encerrar no dia 1º de maio, mas se o número de material recebido for muito grande poderemos prorrogar este prazo”, ressalta Lúcia. Ela explica que objetivo da mostra é fazer com que a comunidade conheça mais sobre os autores da literatura brasileira. “As histórias de Loato, por exemplo, podem ter sido lidas por nós na infância, mas ainda estão bem vivas na memória de todos nós. Porém, será que todos sabem quem foi ele? E qual foi sua contribuição para a literatura do país?”. 

O escritor
Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber uma herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas e a publicar suas primeiras obras. Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.

LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |