| ASSINE | ANUNCIE


SEM FRONTEIRAS

Intercâmbio agrega experiência de vida

13 Abril 2018 15:17:20

Rotary proporciona aos jovens conhecerem outros países

Redação Jornal Metas
IMG_0417.jpg
Foto: Kássia Dalmagro/Jornal Metas
Germán diz que gostou muito da receptividade e da amizade dos brasileiros

Ele já havia ouvido falar de samba e futebol, mas na sua “bagagem” de retorno ao México, o intercambista Germàn Garcia Mercado, de 16 anos, irá levar outras informações do Brasil, em especial do Vale do Itajaí e de Gaspar. Ele chegou ao país há sete meses para participar do Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ), oferecido pelo Rotary Club. Germàn foi “acolhido” pelo clube gasparense e permanece em nossa cidade por mais três meses. “Dois jovens gasparenses foram para o exterior e, em contrapartida, Gaspar recebeu outros dois intercambistas”, explica a presidente do Rotary Club local, Maria Helena Spengler. Breno Nicoletti vive a experiência na França, enquanto Luciano Bernardino se aventura pelos Estados Unidos. “Desde 2013, o programa do Rotary já oportunizou o intercâmbio para 12  jovens de Gaspar”, ressalta a presidente. 

Assim que chegou ao município, em agosto do ano passado, Germàn foi recebido pela família anfitriã (os pais de Luciano) e passou por outras duas residências - as chamadas famílias acolhedoras. “Estas mudanças são feitas para que o intercambista tenha a oportunidade de vivenciar mais do que uma rotina familiar”, explica Maria Helena. E as experiências vividas por Germàn durante estes sete meses foram apresentadas pelo jovem na noite de terça-feira (10), durante evento promovido no auditório do Hotel Raul`s. Na oportunidade, o mexicano também falou sobre os costumes do seu país. 

“Gostei muito do Brasil e conheci uma realidade bem diferente do que eu imaginava. O que eu mais gostei foi das pessoas, que são muito receptivas, amigáveis e divertidas, assim como somos no México”, ressalta Germàn. Ele disse que não teve muita dificuldade em se acostumar com a comida já que, em seu país, o feijão e o arroz, assim como massas e pizzas são bastante consumidos. “Eu não conhecia a linguiça e o cachorro-quente do Brasil, que são diferentes no meu país. Aqui são servidos com molho, no México é apenas o pão e a salsicha”, compara. O jovem diz que resolveu participar do intercâmbio motivado pelo desejo de conhecer um novo país, uma nova cultura e aprender um idioma diferente. E, segundo ele, os objeitvos foram alcançados. “Quando cheguei a Gaspar eu não falava nenhuma palavra em português”, lembra. Mas a convivência com a comunidade gasparense mais as aulas especiais na Furb - uma parceria entre a universidade e o Rotary Club - fizeram com que a língua portuguesa fosse facilmente dominada pelo jovem. 

Germàn afirma que nunca havia ficado tanto tempo longe da família, mas que a saudade não foi problema. “Com a experiência do intercâmbio eu amadureci e cresci. Hoje me sinto mais independente e seguro e com coragem para enfrentar novos desafios”, diz. O jovem não deixou de frequentar o ensino regular e está matriculado no segundo ano do Colégio Uni. “Hoje, o Brasil é a minha segunda casa, vou sentir saudades daqui”, admite. Além de Gaspar e cidades vizinhas, Germàn teve a oportunidade de conhecer o litoral catarinense e também a cidade de Curitiba, no Paraná (PR). Antes de voltar ao México, em Junho, o jovem também irá conhecer São Paulo. 

Amadurecimento
Além de Germàn, também está em Gaspar o intercambista indiano Abhay Gurav. A apresentação sobre a experiência do jovem na cidade acontecerá em maio. “Acredito que o intercâmbio é uma importante oportunidade para amadurecimento e independência dos jovens. Com esta experiência eles ampliam os horizontes e aprendem a viver sem depender da família. Recebê-los em nossa cidade é muito gratificante. Eles aprendem, mas também nos ensinam muito”, afirma Maria Helena. Ela lembra que, durante o intercâmbio, os jovens são proibidos de beber, de fumar e até mesmo de namorar. “É uma grande responsabilidade para nós, mas muito valiosa”, finaliza. 

LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |