| ASSINE | ANUNCIE

TALENTO

Gasparense é destaque em concurso estadual

10 Novembro 2017 20:42:38

A aluna Isadora Zuchi foi uma das vencedoras do “Recicla CDL na Escola”

Redação Jornal Metas
IMG_8223.JPG
Foto: Kássia Dalmagro/Jornal Metas
Redação da aluna Isadora foi selecionada entre mais de 100 mil textos

A gasparense Isadora Zuchi, estudante do oitavo ano da Escola Vitório Anacleto Cardoso, no bairro Margem Esquerda, foi uma das dez vencedoras do “Concurso de Redação e Desenho Recicla CDL na Escola”. A jovem estudante, de 14 anos, venceu na categoria Redação, com o texto “Sustentabilidade: o futuro do planeta está em nossas mãos”, de acordo com o tema do concurso que, neste ano, foi o aquecimento global. 

Com o apoio de Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de todas as regiões de Santa Catarina, a sétima edição do concurso bateu recordes de adesão desde sua primeira edição em termos de número de alunos (152 mil) e de escolas participantes (860). Ao todo, 141 CDLs catarinenses, entre elas a de Gaspar, participaram do concurso.

A escolha dos dez melhores trabalhos - cinco na categoria Desenho e cinco na Redação - ocorreu na sede da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC), em Florianópolis, por meio de comissão julgadora. Os autores das produções vencedoras e seus respectivos professores orientadores serão contemplados com um tablet cada. 

Em casa, no bairro lagoa, Isadora recebeu a notícia da própria redação do Jornal Metas e admitiu que não esperava vencer o concurso. “Fiquei surpresa e muito feliz. Fiz a redação porque eu gosto de escrever, nem pensei em ganhar o prêmio”, disse. Para produzir o texto, Isadora foi orientada pela professora de português, Mara Lúcia de Lima Minozzo, e pesquisou sobre o tema na internet e notícias veiculadas na televisão. “Hoje, as pessoas estão muito preocupadas com os bens materiais e o consumo excessivo”, alerta. Em sua pesquisa, a aluna, que sonha em se tornar uma advogada, disse que recebeu a ajuda dos colegas de sala e também da professora de ciências, Giovania. “Este prêmio não é só meu, é de todos que me ajudaram”.

A professora Mara Lúcia comemorou a conquista. “Quando propomos uma atividade como esta aos nossos alunos, sempre esperamos a superação deles. Mas eu sabia que havia muitas redações concorrendo ao prêmio e a notícia de que a da Isadora foi uma das vencedoras foi realmente uma grata surpresa”, comemora. A professora, porém, afirma que a conquista foi mais do que merecida. “A Isadora é uma aluna muito aplicada, comprometida e de grande potencial, além de apaixonada pela leitura”, elogia. 

A coordenadora dos anos finais da escola, Maria Esonita Schmitt, diz que o educandário sempre incentiva a participação dos alunos em atividades como essa. “Precisamos ir além dos portões da escola. Estas experiências são enriquecedoras e contribuem para o aprendizado. Quando recebemos uma notícia como essa, vimos que vale a pena investirmos nos alunos”.  

Apesar de opcional, o gestor executivo da CDL de Gaspar, Jeferson Schramm, explica que a entidade gasparense sempre participa do concurso. O convite é enviado a todas as escolas municipais e, depois das produções prontas, um cômite, formado em parceria com a secretaria de Educação, escolhe um trabalho e uma redação para enviar à Federação - a primeira triagem é feita pelas escolas. Este ano, o grupo teve que escolher dois trabalhos entre mais de 1.500 produções gasparenses.

“Participamos todos os anos do concurso pois é uma forma de promovermos a conscientização ambiental entre os alunos. Esta foi a primeira vez que um estudante gasparense ganhou o prêmio e ficamos muito contentes com a notícia”, ressalta. Jeferson também revelou que outra aluna de Gaspar foi destaque no concurso. O desenho feito pela estudante Evelyn de Oliveira Nicoletti, do 5º ano da Escola Norma Mônica Sabel, não ficou entre os primeiros cinco lugares premiados mas será uma das 10 produções escolhidas para ilustrar o calendário de 2018 da Federação. O texto produzido pela aluna Isadora pode ser conferido na página A2 desta edição.

 

Imagens

LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |