| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
TALENTO RECONHECIDO

Gasparense é contratado pelo Bolshoi Brasil

07 Janeiro 2019 16:07:00

No retorno do estágio na Rússia, Daran vai passar a integrar a Cia Jovem no Brasil

Alexandre Melo


O ano de 2018 não poderia ter terminado melhor para o jovem gasparense Daran Pereira Ferreira, de 20 anos. Depois de formado bailarino profissional pela Escola de Teatro Bolshoi, evento realizado no dia 16 de dezembro, em Joinville, ele recebeu a grande notícia. A partir de 2019, Daran e outros dez bailarinhos da sua turma vão passar a fazer parte da Cia Jovem Bolshoi Brasil. Dos onze contratados, apenas dois são nascidos em Santa Catarina, entre eles Daran. Os demais são de outros estados do País.

Criada há dez anos, a Cia. Jovem do Bolshoi tem o propósito de oportunizar o primeiro emprego aos talentos formados pela instituição. Seus artistas atuam como agentes formadores de plateia e incentivadores de novos talentos. Os novos integrantes terão o desafio de iniciar uma vida profissional, transformar o ritmo de escola em experiência de trabalho, além de explorar novos repertórios, fazer aulas mais avançadas, trabalhar com diversos coreógrafos e levar o nome da Escola Bolshoi em suas apresentações pelo Brasil e exterior. Em 2019, com os novos contratados, serão 16 bailarinos, ensaiados pela professora Maria Antonieta Spadari.

Os novos contratados serão efetivados no dia 4 de fevereiro de 2019 e serão funcionários legais do Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O contrato segue as leis trabalhistas vigentes e as normas do sindicato dos artistas de Santa Catarina.

A escolha de Daran para a Cia Jovem era uma possibilidade revelada pela mãe, Miriam Cristina Pereira, quando procurou o Jornal Metas, no começo de dezembro do ano passado, em busca de ajuda financeira para o filho de realizar um outro sonho: estagiar no Teatro Bolshoi da Rússia - o ensino na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é gratuito, porém, o estágio profissional precisa ser custeado (viagem, hospedagem e alimentação).


Os alunos, professora e bailarinas russas

A ajuda veio de todos os lugares e Daran iniciou, no último dia 4 de janeiro, junto com outros quatro bailarinos do Bolshoi no Brasil, o estágio na mais famosa companhia de teatro do mundo. Os gasparense vai permanecer por 20 dias na terra do Bolshoi, quando estará em contato com os maiores bailarinos do mundo. Uma oportunidade para poucos. O estágio vai agregar experiência e contribuir para o seu aperfeiçoamento profissional, além de vivência internacional. No primeiro dia em solo russo, teve aula, visita aos bastidores do Teatro Bolshoi, espetáculo das coxias e foto com uma bailarina russa.

A trajetória

Daran deu os primeiros passos no mundo da dança com seis anos, quando ainda era estudante da Escola Ervino Venturi, no bairro Sana Terezinha. Depois, o jovem foi estudar na Escola Vitório Anacleto Cardoso, no bairro Lagoa. Lá conheceu o professor de dança e coreógrafo Marco Aurélio da Cruz Souza, que na época coordenava o Grupo de Dança do Departamento de Cultura da Prefeitura de Gaspar, que o convidou a fazer parte da equipe. Em 2013, durante uma oficina de dança, realizada em Gaspar, um dos professores de dança da Escola Teatro Bolshoi de Jonville, sugeriu que Daran participasse da seleção para ingresso na instituição. O jovem aceitou o desafio e foi aprovado depois de passar por duas seleções. Foram seis anos de muita dedicação, aprendizado e amadurecimento.

Em entrevista ao Jornal Metas, ainda em dezembro, Daran se disse lisonjeado com a indicação do Bolshoi. "É um sonho realizado, antes era muito distante e agora que está prestes a acontecer, quero aprender tudo o que puder, observar os grandes mestres e bailarinos russos e trazer todas essa experiência para o Brasil. Poucos conseguem chegar ao Teatro Bolshoi da Rússia e eu fui contemplado. Por isso, qualquer ajuda é bem-vinda. Conto com os meus conterrâneos para levar o nome de Gaspar à Rússia".

Imagens



LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |