| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
EMPREENDIMENTOS

Do Paraná para o Barracão e o sucesso do Iguaçu

Ademir Bay conta a trajetória da família que trocou a cidade de Foz do Iguaçu por Gaspar

Restaurante fica localizado às margens da Rodovia Ivo Silveira, no bairro Barracão / Foto: Alexandre Melo Jornal Metas/

Foi em 2007 que o empresário Ademir Gonçalves Bay, 47 anos, conseguiu realizar um antigo sonho: ser dono do seu próprio negócio. E o lugar escolhido para iniciar a nova fase profissional foi o próspero bairro Barracão, em Gaspar. A jornada que iniciou há 13 anos foi marcada por muito trabalho, dedicação e sucesso. Hoje, o Restaurante e Lanchonete Iguaçu é um dos mais conhecidos - e frequentados - da localidade. Ademir, que antes de se mudar para Gaspar residia em Foz do Iguaçu, no Paraná (por isso o nome do restaurante) conta que antes de abrir o estabelecimento já atuava no setor. Por dez anos e meio ele trabalhou em uma conhecida rede de hotéis, onde adquiriu toda a experiência para abrir o seu próprio restaurante. "Comecei como garçon e fui evoluindo, até assumir a assistência de gerência de alimentos e bebidas. Durante todos estes anos, fiz vários cursos e aproveitei todas as oportunidades", recorda-se. Quando se sentiu pronto para o novo desafio, ele veio a Santa Catarina em busca de um local para iniciar os negócios. "Eu e minha família sempre passávamos as férias em terras catarinenses e sempre tivemos o desejo de nos mudar, devido à violência. Queríamos morar em um lugar mais tranquilo com os nossos três filhos", diz. Ademir veio primeiro, quando visitou Blumenau. O município, porém, não o agradou. "Liguei para minha esposa e disse que não tinha gostado. Foi quando ela disse para eu procurar o seu Zé, que era um conhecido da família e que residia próximo, em Gaspar. Foi o que eu fiz", lembra. Seu Zé mora no Barracão e foi quem deu a "deixa" para Ademir começar a colocar em prática o sonho. "Ele me disse que tinha uma lanchonete à venda na rua José Rangel. Em 15 dias comprei o ponto e me mudei com minha família. Iniciamos o trabalho no dia 1º de junho de 2007", conta.

Ademir comprou uma casa no loteamento Vila Isabel, onde passou a morar com a esposa Eleni e os filhos Leonardo, Ana Paula e Cristian Henrique. Na época, as crianças tinham 10, sete e quatro anos, respectivamente. A "cartada" do empresário deu tão certo que, dois anos após adquirir a lanchonete, Ademir comprou o restaurante que ficava anexo ao antigo Posto Centurion, hoje Posto Ipiranga. "Chegava a servir 450 refeições por dia no restaurante. Como exigia muito trabalho, um ano depois vendi a lanchonete e fiquei só com o restaurante", afirma. Passados mais dois anos, o empresário decidiu que era hora de construir e deixar de pagar aluguel. "Com o dinheiro da venda do ponto do restaurante anexo ao posto eu comprei um terreno e comecei a construção". O prédio fica às margens da Rodovia Ivo Silveira e abriga também uma loja. "O bairro Barracão é muito bom. Ficamos em um corredor turístico. Então atendo a comunidade local como também muitos clientes de fora". Hoje, são cerca de 200 refeições por dia, mais a entrega de marmitas e venda de lanches e salgados. A esposa Leni e os filhos Leonardo e Cristian Henrique fazem parte da equipe. "Até pouco tempo atrás a Ana Paula também ajudava no restaurante, mas agora ela abriu uma malharia", conta Ademir, referindo-se a filha que, assim como o pai, também escolheu o Barracão para investir. Além do casal e filhos, o Restaurante e Lanchonete Iguaçu conta com outros três funcionários. A jornada inicia às 7h e só termina às 15h. O cardápio do almoço (buffet livre) é definido por Ademir e Eleni. O atendimento acontece de segunda-feira a sábado. Recentemente, assim como os outros estabelecimentos, Ademir também teve que se adaptar para enfrentar o novo momento, devido à pandemia da COVID-19. "Como o restaurante fica às margens de uma rodovia, então precisei ficar fechado somente uma semana. Mesmo assim, no auge da pandemia, o movimento caiu 50%. Foi quando passamos a oferecer o serviço de delivery à noite", conta.

Ademir (dir.) com o filho Leonardo, que segue os passos do pai / Foto: Alexandre Melo Jornal Metas/

O segredo do sucesso para o empresário é a união de vários fatores. "A área alimentícia é uma área que exige muito de nós. Mas quando se faz com amor, dá certo", ensina. Ele afirma que o difícil não é conseguir clientes, mas mantê-los fiéis. "Precisamos ser simpáticos, atenciosos e utilizar produtos de qualidade. O caráter e a honestidade também contam muito, pois assim os clientes adquirem confiança no estabelecimento", ressalta. Esta é a fórmula que o Restaurante Iguaçu utiliza diariamente. "Tenho clientes que frequentam o restaurante há 10 anos", orgulha-se Ademir.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620