| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
GASTRONOMIA

Do Barracão para o Brasil

A Big Cozinha Andermay nasceu no bairro e hoje tem clientes por todo o país


A Andermay Festas e Eventos fica num local privilegiado, no alto de uma colina e cercada de muito verde / Foto: Alexandre Melo - Jornal Metas/

Anderson ricardo Arnez nunca se imaginou cozinhando para milhares de pessoas Brasil afora. Perdeu o pai aos 12 anos, e aos 13 já estava trabalhando na pequena Guaraniaçu, no interior do Paraná, para ajudar a mãe no sustento da família. "Nunca passamos fome, mas eu tinha vontade de comer algumas coisas e não podia", relembra. Já adulto virou representante comercial, e foi justamente um dos produtos que vendia, fôrmas de alimentos, que o levou para o ramo da gastronomia. "Para vender as fôrmas, eu precisava fazer demonstrações, eu cozinhava para os clientes", conta o empreendedor. Em Gaspar, ele mora desde 2004, no Loteamento Residencial Vila Isabel, mas por outro motivo. A esposa, Maiara Deucher Arnez, com quem está casado há 17 anos, é da cidade vizinha de Brusque.

Mas, como todo o representante comercial, Anderson morou em diversas cidades de Santa Catarina até fixar residência definitiva no Barracão. Em 2006, ele percebeu que o ramo de alimentos poderia ser um bom filão comercial e montou, na própria residência, uma padaria artesanal. O negócio progrediu e Anderson ampliou para bolos, cucas e salgados e passou a atender eventos.

Começava aí a mudança na vida do casal. Em 2013, Anderson foi convidado a cozinhar para 500 pessoas em um evento religioso em Foz do Iguaçu-PR. Em seguida, veio outro convite, para servir o bufê de outro evento religioso em Barretos, no interior de São Paulo. "O combinado era para 1,5 mil pessoas, mas apareceram 3,5 mil", relembra. O casal não se apertou. Em uma semana de evento, serviram mais de 70 mil refeições.

Daí para frente, a Andermay estourou para o mercado e se especializou em atender grandes eventos, a maioria do segmento religioso. "E muito bom trabalhar com este tipo de evento, as pessoas são muito corretas", justica Anderson. Ele costuma dizer que a sua formação em gastronomia foi prática. "Por duas vezes tentei cursar gastronomia, mas desisti, minha escola é a da barriga no fogão".

A Big Cozinha Andermay tem números impressionantes. "Já servimos 16 mil refeições num dia", revela o empresário. Segundo ele, a proposta é trabalhar com grandes volumes de comida e no menor tempo possível. Para se ter ideia, a estrutura a Big Cozinha Andermay é capaz de servir 10 mil refeições em 1h15min. Em dez anos de mercado, Anderson calcula que já entregou mais de 1 milhão de refeições aos seus clientes.

O know-how não é apenas em comida, embora essa seja a especialidade da Big Cozinha Andermay. Anderson e sua equipe montam toda a estrutura do evento. "Se não tiver água e luz, a gente coloca", garante. Essa capacidade de atender a grandes eventos corporativos é que faz o diferencial no mercado. "Existem diversas empresas deste setor no Brasil, mas poucas atendem grandes eventos, e nós prestamos o serviço com rapidez, praticidade e eficiência", destaca.

Por isso, a equipe precisa ser grande e preparada. Em média, a Andermay gera de 60 a 80 empregos temporários por mês, desde garçon, cozinheira, auxiliar de limpeza, som, iluminação, segurança entre outros. "Contrato pessoas de todo o Brasil", diz o empresário. Não raramente, a Andermay atende dois e até três eventos simultâneos em diferentes regiões do Brasil, mas o maior volume ainda fica para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.


Na mini fazenda, as crianças vão poder interagir com os animais / Foto: Alexandre Melo - Jornal Metas/

Espaço de lazer

Em 2018, Anderson e Maiara decidiram dar outro passo. Compraram uma propriedade de 26 mil m² no começo da Rua Amádio Beduschi, no Óleo Grande, e a transformaram num local para eventos. A reforma levou quase um ano. Em outubro de 2019, a Andermay Festas e Eventos foi inaugurada e desde então já recebeu dezenas de eventos sociais e corporativos. Ainda falta investir mais, porém, a pandemia atrapalhou os planos. "Esse seria o nosso melhor ano, já tínhamos agendado 40 eventos no Brasil, inclusive iríamos cuidar de boa parte da gastronomia da Festa do Peão Boiadeiro, em Barretos, mas com a pandemia foi tudo cancelado", lamenta Anderson.

A Andermay Festas e Eventos fica num local privilegiado, cercado de área verde. A ideia, explica Anderson, é aproveitar essa interação com a natureza e oferecer o espaço para as escolas. Ele já começou a montar uma mini fazenda, com cavalos, ovelhas, galinhas, patos, peru, ganso, faisão entre outros bichos. "Futuramente, teremos uma área onde as crianças terão contato direto com os animais e a natureza", projeta. Mesmo com a pandemia, a Andermay Festas e Eventos segue sendo bastante procurada. A agenda está fechada para todos os fins de semana restantes de 2020, mas como "santo de casa não faz milagre", apenas um é de Gaspar. Resta saber se a pandemia vai, enfim, permitir a Big Cozinha Andermay retomar o caminho do sucesso. Anderson está programando mais uma "Noite da Ovelha". Para mais informações, o contato é 47-99615-7062.


LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |