| ASSINE | ANUNCIE

anuncio web.jpg

PESQUISA

Copa do Mundo inspira projeto escolar

08 Junho 2018 10:04:39

Exposição cultural foi realizada na quarta-feira (6), na Escola Arnoldo Agenor Zimmermann

Redação Jornal Metas
IMG_0144.jpg
Foto: Kássia Dalmagro/Jornal Metas
Para destacar as características do Japão, aluno fez a exibição de alguns movimentos do judô, que nasceu no país oriental

A Copa do Mundo 2018 inicia apenas na próxima semana, porém,  na Escola Arnoldo Agenor Zimmermann, no bairro Bela Vista, o clima da maior competição esportiva do planeta já tomou conta do ambiente. Na quarta-feira (6), o ginásio de esportes do educandário foi palco para a apresentação de um trabalho desenvolvido pelos alunos das turmas de nono ano e ensino médio matutino. O projeto envolveu as disciplinas de Filosofia e História e foi muito além do futebol. 
Conforme explica a professora de filosofia, Marizeth Deleão Chacho, a ideia foi pesquisar e explorar os aspectos gerais dos 32 países participantes do mundial.

Os alunos foram divididos em quatro grupos e cada um deles ficou responsável pela pesquisa de oito países. “Estudar a cultura dos países está dentro do planejamento escolar; a Copa une várias nações e tivemos a ideia de utilizar o mundial para tornar o aprendizado ainda mais interessante para as turmas”, ressalta a professora. Segundo Marizeth, o trabalho envolveu muita pesquisa. “Os alunos tiveram que pesquisar a história, gastronomia, vestuário, costumes e religião de cada país”, resume. 

Depois de algumas discussões em sala de aula, foi a vez de unir teoria e prática, organizando uma exposição cultural. “Nosso objetivo foi desenvolver a criatividade, coletividade, oralidade e habilidade de pesquisa dos estudantes”, explica a professora de história, Maria Aparecida Lemos de Oliveira e Silva. O resultado, segundo a professora, surpreendeu. “A proposta foi muito bem aceita pelos estudantes e tivemos trabalhos muito legais. Estavam todos ansiosos para o dia da apresentação”, conta. 

O evento foi aberto para toda comunidade escolar e teve também a visita dos alunos dos terceiros anos da Escola Honório Miranda. Além das explicações teóricas, o publico teve a oportunidade de prestigiar apresentações culturais e esportivas, relacionadas a alguns dos países pesquisados.

Aprendizado
 “Antes do trabalho, eu não conhecia nada sobre o país que pesquisei. Por isso, achei muito legal participar do projeto”, afirma a aluna Danieli Aparecida Burigo, que ficou responsável em pesquisar sobre a Tunísia. A mesma opinião tem Andyara da Silva Caldeira. Ela sabia da existência da Súiça, mas não conhecia os costumes do país. “Nós sabíamos que estes países existiam, mas sabíamos muito pouco ou quase nada sobre eles. Com o trabalho, descobrimos muitas coisas legais”, afirma. Para a aluna, o projeto foi ainda mais interessante porque fugiu da rotina da sala de aula. “O legal é que nós é que fomos atrás das informações. Foi uma maneira diferente e muito legal de aprender”, concluiu.

 

LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |