| ASSINE | ANUNCIE


Quarta-feira de Cinzas

Campanha da Fraternidade busca superar a violência

13 Fevereiro 2018 08:37:10

Lançamento oficial acontece nesta quarta-feira (14), às 14h, na sede da CNBB

Redação Jornal Metas - jornal@jornalmetas.com.br
CF2018.jpg
Foto: Divulgação
Para a CNBB, o fim da violência passa pelo enfrentamento da realidade de exclusão

Refletir sobre a problemática da violência e formas de superá-la. É isto que propõe a Campanha da Fraternidade (CF) de 2018 que será oficialmente lançada nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 14. A data marca também o início da Quaresma, que é o período de 40 dias que antecede a Páscoa. A cerimônia de abertura será às 14h, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e poderá ser acompanhada ao vivo pela página da conferência na rede social facebook.    

Este ano, a campanha terá como tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”, com base no Evangelho de São Mateus, capítulo 23, versículo 8. “A Igreja no Brasil escolheu o tema devido ao crescimento dos índices de violência no país. Este assunto já foi discutido na década de 80, num contexto em que o país vivia a recessão militar e dentro desse contexto foi possível mapear diversas formas de violência”, explica o secretário-executivo das campanhas da CNBB, padre Luís Fernando da Silva. Ele ressalta a importância de envolver toda a sociedade na discussão. “Superar a violência em vista de uma cultura da paz exige o enfrentamento da realidade de exclusão. Sem a justiça social não haverá superação da violência”, alerta. 

Frei Paulo Moura, pároco da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, em Gaspar, onde a CF 2018 será lançada durante a celebração das missas das 8h e 19h, lembra que a violência é resultado de uma questão cultural, social e também familiar. “Na nossa região, a maioria dos casos de violência é decorrente do tráfico de drogas. Mas também sofremos a violência no trânsito, nas escolas e nas redes sociais. Ou seja, percebemos diversas formas de violência que precisam ser combatidas”, diz.

O frei também chama a atenção para a quaresma, que segue até o dia 25 de março (Domingode Ramos) e é o período quando a igreja convida à oração e ao jejum. “A CF deste ano significa o início de um grande diálogo na tentativa de nos tornarmos pessoas mais serenas, cheias de paz e amor. É necessário cuidarmos das nossas atitudes, as mais simples delas, pois a violência nasce dentro do nosso coração. Ela é a expressão do que está dentro do nosso ser”, enfatiza. Segundo ele, durante todo o ano o assunto será trabalho nos encontros, reuniões e movimentos pastorais.

 

LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |