| ASSINE | ANUNCIE

EDUCAÇÃO

Ampliando conhecimento

28 Novembro 2017 18:26:11

Escola instala laboratório de ciências

Redação Jornal Metas

IMG_6736.jpg

Estimular o interesse pelo aprendizado é um dos maiores desafios das escolas atualmente. A concorrência entre aparelhos tecnológicos - celulares e tablets - e os livros chega a ser desleal e, por isso, buscar meios para prender a atenção dos alunos é fundamental. Assim, duas professoras da Escola Zenaide Schmidt Costa, localizada no bairro Santa Teresinha, com o apoio da direção, conseguiram o que parecia impossível: tiraram do papel o sonho de um laboratório de ciências. 

A diretora da instituição, Maria Silvana Freitas, conta que tudo começou com o pedido das professoras por um espaço para a implantação do laboratório. “As nossas professoras tinham o desejo de oferecer este espaço para os nossos alunos e para isso precisavam de um local adequado. Por sorte, tínhamos uma sala onde funcionava o telecentro, que acabou sendo mudado recentemente, assim demos o primeiro passo que era encontrar uma sala que se enquadrasse dentro das necessidades do laboratório”, explica a diretora. 

Com o local definido, as professoram iniciaram a campanha junto aos alunos para preparar o espaço. “Começamos a buscar meios para montar o laboratório. Fizemos uma ação durante a pastelada junina da escola, onde montamos uma barraca dos doces com a participação dos alunos. Além disso, também contamos com a parceria da Associação de Pais e Professores nessa luta”, conta Anna Claudia Fistarol, uma das professoras responsáveis pelo laboratório. 

IMG_6732.jpg

Após muito esforço, pouco a pouco o local foi ganhando cara e forma de laboratório. Já com a bancada pronta e alguns - ainda poucos - equipamentos, os alunos já puderam conhecer o novo espaço para estudo. E, ao que tudo parece, aprovaram com louvor a chegada do novo laboratório de ciências. “Antes do laboratório, tínhamos que explicar a teoria com teoria. Ou seja, mostrávamos para eles as gravuras dos livros, mesmo não sendo ideal. Agora, com o laboratório, teremos a chance de aliar pratica e teoria de forma muito mais positiva. Assim eles podem vivenciar o que estudaram pela lente do microscópio, por exemplo”, revela Clenitanara Debus, professora de ciências e co-idealizadora do espaço.

Dedicação
Mesmo com a instalação do laboratório, as dificuldades não terminaram. Atualmente o local conta com poucos peças de vidrarias, adquiridos pela escola há mais de uma década, e um microscópio, insuficiente para o número de alunos. “O espaço será utilizado por alunos do pré ao nono ano. São turmas entre 20 e 30 alunos. Ou seja, o material que disponibilizamos ainda é pouco para a nossa demanda. O ideal era contar com pelo menos cinco microscópios para suprir as nossas necessidades. Ainda assim, acreditamos que o local servirá para que nossos alunos tenham um aprendizado muito mais  aprofundado”,concluiu a professora Anna Cláudia.

 

LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |