| ASSINE | ANUNCIE
POESIA

Alunos revelam seus talentos em concurso

06 Novembro 2018 19:50:00

Evento teve início na terça-feira (6) e conta com a participação de mais de 200 estudantes


Kássia Dalmagro/Jornal Metas/


Alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de Gaspar estão mobilizados em mais um Concurso de Declamação de Poesias. A 18ª edição do evento teve início na terça-feira (6) e está sendo realizado no auditório da Escola Norma Mônica Sabel, no bairro Margem Esquerda. As apresentações seguem nesta quarta-feira (7) e podem ser conferidas pelo público em geral. O evento é gratuito e inicia às 13h30min.

Conforme explica a diretora de Cultura de Gaspar, Neida Beduschi, 18 unidades escolares estão participando do concurso, envolvendo cerca de 230 alunos que irão declamar 90 poesias. No primeiro dia de declamações, foram realizadas as apresentações das categorias A (1º ao 5º ano fundamental), D (até o 5º ano) e E (6º ao 9º ano). Nesta terça-feira, sobem ao palco os participantes das categorias B (6º ao 9º ano fundamental), C (ensino médio), F (duo ou trio, 6º ao 9º ano), G (jogral, até o 5º ano), H (jogral, 6º ao 9º ano), I (jogral, ensino médio), J (livre, professores e funcionários), K (compositores/alunos gasparenses) e L (universitários).

"A participação das escolas no concurso é espontânea e cada educandário pode inscrever, por categoria, até dois ou três alunos", ressalta Neida. Eles estão sendo avaliados pela interpretação, entonação e dicção. "O concurso é uma forma dos alunos conhecerem novos autores e até mesmo de se tornar um poeta, já que alguns dos participantes preferem declamar versos de própria autoria. É uma oportunidade para revelarmos talentos", afirma a diretora. Para Neida, a declamação de poesias também contribui para a formação dos alunos. "O concurso ajuda os estudantes a perderem o medo de falar em público, então a atividade é também uma preparação para a vida já que, em algum momento, o estudante terá que se posicionar e falar para outras pessoas".

A dupla Mariana Bernardi da Rocha, nove anos, e Fernanda Eloá, de oito, alunas da Escola Norma Mônica Sabel, subiu ao palco para declamar "Pessoas são diferentes", de Ruth Rocha. "Esta foi a primeira vez que participei do concurso e estava bastante ansiosa. Resolvi participar porque a Fernanda me convidou. Além disso, recebi bastante incentivo da minha família e professores", conta Mariana. Já Fernanda se apresentou no concurso pela segunda vez. "Gosto bastante de poesia e fico muito feliz em poder participar".


Resultados (primeiro dia)


Categoria A (alunos de 1º a 5º ano)

1º Lugar - Poesia: "Operário em Construção", aluna Gabrieli Giacomoni, Escola Frei Godofredo;

2º Lugar - Poesia: "Morte bate à porta", aluna Nicole da Silva, da Escola Angélica Costa;

3º Lugar - Poesia "Amigo", aluno Eduardo Armes, Escola Zenaide Schmitt Costa.


Categoria D (Duo e Trio)

1º Lugar - Poesia: "Este é inverno/Ou isto ou aquilo", alunos Ana Julia Staverski e Eduardo dos Santos França, Escola Belchior;

2º Lugar - Poesia: "Tempos de Infância", alunos Sofia Wilbert e Bernardo Machado, Escola Ervino Venturi;

3º Lugar - Poesia: "Intolerância", alunas Karina e Laura, Escola Frei Godofredo.


Categoria E (Alunos de 6º a 9º ano)

1º Lugar - Poesia: "Prazer, tempo", alunos Milena e Felipe, Escola Frei Godofredo;

2º Lugar - Poesia: "Meus oito anos", alunos Elys e Letícia, Escola Frei Godofredo;

3º Lugar - Poesia: "Praia de Caju", alunos Samuel de Souza e Airton Porto, Escola Vitório Anacleto Cardoso.



LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |