| ASSINE | ANUNCIE
Memoria

Agenda JM 2018 traz a história das escolas

12 Janeiro 2018 18:45:05

Produto faz um passeio pela história das instituições de ensino do município

Redação Jornal Metas
1.jpg
Foto: Acervo Histórico Gaspar
A Agenda JM 2018 traz 60 imagens que remetem a fatos que marcaram a trajetória das escolas no município

Seguindo a tradição de quase uma década, o Jornal Metas lançou no final do ano passado a sua Agenda temática. Embora o objetivo do produto é servir de apoio na organização das tarefas diárias - profissionais e particulares - das pessoas, a agenda do Jornal Metas se diferencia, nestes nove anos, por trazer um conteúdo editorial. E como também é tradição, a história de Gaspar está sempre em evidencia. Em 2018, a agenda pesquisou a história das escolas do município, oferecendo aos seus leitores informações de relevância para se conhecer melhor como surgiram e se desenvolveram estas instituições de ensino em nosso município. No total, foram selecionadas 60 imagens históricas.

Para que houvesse precisão no conteúdo apresentado, o Jornal Metas recorreu, mais uma vez, à professora e pesquisadora Leda Maria Baptista, hoje a maior autoridade quando o assunto é a história de Gaspar. Por intermédio de um rico acervo fotográfico, Leda ajudou a transpor para as páginas da agenda fatos marcantes na história das escolas de Gaspar. 

Além dela, o resgate da história das escolas de Gaspar teve a participação do professor de fotografia Luiz Eduardo Schramm. Foi dele o trabalho “cirúrgico” de recuperar as imagens, algumas delas com quase 100 anos, com a técnica conhecida por retrofotografia, que é a arte de fotografar novamente a imagem original e tratá-la em software específico, restaurando as imperfeições que o tempo se encarregou de criar.

Para o coordenador de redação do Jornal Metas e autor dos textos, jornalista Alexandre Melo, a Agenda temática 2018 é mais uma prova de que Gaspar tem muita história para ser levada ao conhecimento das gerações. “Toda vez que mexemos no baú da história de Gaspar descobrimos exemplos maravilhosos de pessoas que se dedicaram ao desenvolvimento da cidade. Na educação não foi diferente, existiram cidadãos, e ainda existem, que viveram para ensinar mesmo diante de todas as adversidades, e merecidamente hoje emprestam seus nomes às escolas que ajudaram a fundar. A Agenda temática Jornal Metas 2018 pode ser comprada na livraria Coração do Estudante, na loja Xodó Som e na sede do Jornal Metas, localizada no Centro Empresarial Atitude. O valor é de R$ 40,00.

 

Imagens

LEIA TAMBÉM



JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620


JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |