| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Zecão, um líder

22 Março 2019 18:58:00


Foto: Arquivo Jornal Metas /

Comunidade do Arraial do Ouro, certamente está entristecida com a perda do lider comunitário Carlos José Junges, o popular Zecão, que há dois anos lutava contra um câncer. Ele partiu na quarta-feira (20). Zecão, que sempre gostou muito de política, deixou sua marca principalmente no bairro Arraial D'Ouro onde presidiu a Associação de Moradores por muito tempo. Zecão sempre lutou pelos interesses da sua comunidade sem medir esforços para ver o crescimento dela. Uma de suas realizações enquanto presidente da Associação, foi em junho de 2008, em que conquistou junto do poder público o desejo da comunidade de ter o Centro Comunitário Arraial D'Ouro e a Unidade de Saúde Avançada, entre outras obras que conquistou para a comunidade que tanto amava. Zecão deixou a esposa Maria Junges, dois filhos, três netos, e muitos amigos que conquistou. Em homenagem a esse líder comunitário, a imagem dele em um manifestação em fevereiro de 2013, quando as obras de recuperação da Ponte Hercílio Deeke se arrastavam. Lá estava Zecão, empunhando o microfone e com o "nariz de palhaço" , liderando o povo no protesto legítimo.  


Estudo dos municípios

Um importante debate iniciou na tarde de quarta-feira na Alesc, que trata do Estudo dos Municípios. O trabalho é do Tribunal de Contas de Santa Catarina TCESC). A Comissão de Assuntos Municipais é presidida pelo deputado Jerry Comper, que, juntamente com os outros deputados, reuniu-se com a diretora de Atividades Especiais do TCE, Monique Portella Wildi Hosterno e o presidente da Fecam, o prefeito Joares Ponticelli. "O documento é uma importante radiografia atualizada de como está a situação financeira dos municípios catarinenses. Uma análise detalhada que nos faz refletir sobre a relevância da sustentabilidade de administrações públicas competentes e principalmente próximas da comunidade", afirmou Comper.

 

Voto aberto

De autoria do presidente da Câmara, Ciro André Quintino (MDB), tramita na comissão temporária especial um estudo de reforma do Regimento Interno e da Lei Orgânica que propõe o voto aberto para a presidência da Câmara e outros cargos da Mesa Diretora. A Ideia surgiu durante uma apresentação do trabalho da Comissão, que está em atuação há mais de um ano. A mudança também pode atingir a composição das Comissões Permanentes quando não houver consenso. Neste caso, o Regimento Interno prevê a eleição durante a primeira sessão ordinária do ano. Durante a reunião, os vereadores Franciele Back (PSDB), Francisco Solano Anhaia (MDB) e Roberto Procópio de Souza (PDT) propuseram o registro de chapa para candidatura aos cargos da Mesa Diretora. No entanto, os participantes decidiram manter o atual sistema de eleição. A comissão é formada pelos vereadores Roberto Procópio de Souza (PDT), Franciele Back (PSDB) e Francisco Hostins Júnior (MDB) e Rui Carlos Deschamps (PT), este último o presidente. 


PSL Mulher Foto: Divulgação 

 O PSL Mulher de Gaspar participou do primeiro encontro estadual da sigla, no dia 16 de março. Entre as autoridades presentes estava a vice-governadora Daniela Reinehr, a deputada estadual Ana Caroline Campagnollo e a secretária nacional do PSL Mulher Carolina Lompa. A deputada Federal Caroline de Toni se fez representar por intermédio da sua assessora e palestrante Eliana Camargo, que falou sobre Oratória Pública as demais mulheres do PSL catarinense. No mês de maio vai acontecer outro encontro das mulheres do PSL, tendo como sede a cidade de Gaspar. A intenção do partido é trazer a vice-governadora e outras autoridades no âmbito estadual. 


Frente Parlamentar 

Na última terça-feira (19) foi oficialmente formada a Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Itajaí, que vai representar quase 2 milhões de habitantes ou cerca de 25% da população catarinense. O evento aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado e teve a presença dos deputados que vão compor o frentão, além de prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais e representantes de associações que representam esses municípios (Amavi, Ammvi e Amfri). O objetivo é da Frente é lutar pelas principais demandas da região. Ela nasce com a força de ter dois municípios entre os cinco de maior PIB do estado (Itajaí e Blumenau) e quatro entre os dez maiores geradores de riqueza em Santa Catarina (também Brusque e Balneário Camboriú se destacam). Ao todo, terá 10 dos 40 deputados, também 25% do total de representantes na Assembleia Legislativa. "A região sai mais forte deste esforço conjunto e suprapartidário em prol das pessoas, que é a razão do nosso trabalho", ressalta o deputado Ricardo Alba, que apresentou a ideia e coordena a Frente Parlamentar. Além de Alba, a região da Ammvi (Médio Vale do Itajaí) terá os deputados Laércio Schuster (PSB), Ismael dos Santos (PSD) e Ivan Naatz (PV). Já a região da Amavi (Alto Vale do Itajaí) será representada pelos deputados Jerry Comper (MDB) e Milton Hobus (PSD) . 




VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |