| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Trânsito

04 Dezembro 2018 19:58:00


Em março de 2017, o prefeito Kleber Wan-Dall apresentou ao governador Raimundo Colombo o projeto do Contorno Urbano de Gaspar

Gaspar, assim como tantos outros municípios, sofre com a questão da mobilidade urbana: os congestionamentos são cada vez mais frequentes. Antes, as filas se formavam nos horários de "pico" e no restante do dia era mais tranquilo. Hoje, as vias vivem praticamente o dia inteiro congestionadas e nos horários do "rach" ficam completamente intransitáveis. Volto a insistir que a solução mais adequada seria o anunciado Anel de Contorno de Gaspar. O Governador Raimundo Colombo anunciou a obra, fez o projeto, diga-se um projeto ousado que atenderia a demanda presente e de futuro, que resolveria de fato o problema que afeta não só Gaspar e Blumenau, mais todo o Vale do Itajai. Porém não passou de promessa política. O governo do Estado falhou com Gaspar e o Vale do Itajaí.

Trânsito 2 

Por outro lado, o prefeito Kleber Wan-Dall está buscando um paliativo que certamente vai amenizar muito esta situação caótica. Em março de 2017, Wan-Dall reuniu-se em Florianópolis com o governador Raimundo Colombo para tratar do um projeto de mobilidade, intitulado de Contorno Urbano de Gaspar. Um projeto com alternativas que facilite a locomoção para os moradores da cidade de um bairro para outro sem precisar passar pelo Centro, que é atualmente o ponto mais crítico. O valor inicial previsto pela prefeitura é de cerca de R$ 60 milhões. 

Trânsito 3

A proposta está se tornando realidade, as obras já começaram, o que precisa é uma melhor atenção no planejamento para a execução das obras e uma boa sinalização, no intuito de amenizar os impactos diante dos fechamentos de vias de grande fluxo. Exemplo: não terminaram as obras na Rua do Beco e já começaram a da Rua Frei Solano, na altura do Willy Becker. Agora, com o fechamento da Rua do Beco (Leopoldo Alberto Schramm) os motoristas que vierem do Santa Terezinha, Bateias e Barracão deverão seguir pela Rua Rodolfo Vieira Pamplona no sentido Gasparinho até a Rua Fausto Dagnoni e depois retornar pela Frei Solano. Em seguida Rua Manoel Pedra na sequência Rua Antônio Francisco de Carvalho para daí então chegar na Rua Prefeito Leopoldo Schramm e decidir seguir para o Bairro Gaspar Grande e ou Coloninha.

Trânsito 4 

Uma melhor sinalização nos pontos estratégicos tende a ajudar na orientação dos condutores para quem vem dos bairros Margem Esquerda, Sete de Setembro, Lagoa, Belchior, Bela Vista e Figueira. Sinalizar, por exemplo, para que sigam até a balança da Círculo e depois peguem a Rua José Honorato Muller, na sequência a Rua Frei Antonino, chegando à Rua Prefeito Leopoldo Schramm e seguindo para o Bairro Gaspar Grande ou Gaspar Alto. Se forem seguir para os bairros Gasparinho e Alto Gasparinho, devem seguir pelas ruas Antônio Francisco de Carvalho e Manoel Pedra chegando na Rua Frei Solano sentido bairros. Nos horários de "pico", colocar o semáforo na Rua São Pedro com Avenida das Comunidades no alerta e com agentes de trânsito orientando. Fazer placas grandes de sinalização e também mapas com texto para entregar nas escolas e no comércio, utilizar a imprensa local, além das redes sociais.

Trânsito 5

Todos sabemos que os transtornos serão inevitáveis - "não se faz o omelete sem quebrar os ovos". Olhar de fora e opinar é bem mais fácil... porém, acredito que vale a pena rever o planejamento da execução. Ainda está tranquilo, mais a tendência é que, com as festividades de Natal e Fim de Ano, irá aumentar o número de veículos circulando nestas vias.




VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |