| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Testagem COVID-19

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, fará testagem para coronavírus de forma aleatória da população neste sábado (19). Serão disponibilizados 200 testes, que serão feitos conforme ordem de chegada dos pacientes, a partir das 8h. A ação será realizada no Centro de Triagem de Covid-19 no Ginásio João dos Santos. A intenção é ampliar ainda mais o índice de testagem na cidade. 

   Para fazer o teste é necessário comparecer ao Ginásio João dos Santos a partir das 8h com comprovante de residência e documento oficial com foto. Qualquer pessoa pode fazer o teste. Não será necessário apresentar sintomas. Na próxima semana, a Secretaria de Saúde também disponibilizará agendamento para que pessoas com doenças crônicas possam realizar os testes nas suas unidades de saúde referenciadas. Um telefone para esse agendamento será divulgado nos próximos dias.

Testagem COVID-19 II

 Tanto o Centro de Triagem, quanto as unidades de saúde já vêm realizando os testes conforme os critérios determinados pelo Ministério da Saúde. Nas últimas semana também foram testados todos os profissionais de saúde e de segurança pública da cidade, que estão na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus. Servidores públicos, especialmente os que trabalham com atendimento direto à população também estão passando pelo procedimento. A Secretaria de Saúde também estuda outras ações para ampliar mais a testagem da população em geral. O teste rápido é feito a partir de gotículas de sangue em contato com um reagente. O IgG positivo significa que a pessoa tem ou já teve contato com o vírus e já possui anticorpos que levam a uma possível resistência à COVID-19. Esse teste tem eficácia maior se é feito após o 10º do dia do sintoma pois identifica a presença de anticorpos.

até terça-feira (15) eram 2.174 confirmados, sendo que 2.092 recuperados. Gaspar contabiliza 33 óbitos e sete pacientes ainda estão internados com Covid-19, três deles em UTI. Além disso, 39 pessoas aguardam o resultado dos exames.

Licitação transporte

A prefeitura deu o primeiro passo para tirar o transporte público do caráter emergencial. Foi criado a Comissão Especial de Licitação para tratar do processo licitatório da Concessão dos Serviços Públicos de Transporte Coletivo Urbano em Gaspar. 

Protocolo e JASC

As atividades esportivas vão ser retomadas em SC. No começo da semana, o presidente da Fesporte, Rui Godinho, se reuniu com o prefeito de Rodeio e presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e a representante da entidade no Coes, Maria Regina Soar, para tratar do alinhamento do protocolo e ajustes para a liberação dos esportes coletivos em todo o estado. Isto se deve também da Fesporte ter confirmado a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). O evento vai acontecer de 17 a 23 de novembro em sede múltiplas, incluindo a cidade de Brusque, onde tudo começou há 60 anos. Balneário Camboriú, Blumenau, Florianópolis, Timbó e Rio do Sul também vão sediar modalidades esportivas do Jasc 2020.

IDEB em queda


Gaspar teve uma pequena queda no índice do IDEB / foto: arquivo jornal metas

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional (INEP) Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação, apresentou uma ligeira queda em Gaspar na comparação entre 2019 e 2017. Os indicadores foram apresentados nesta terça-feira (15). Nas séries iniciais (até o 4º ano), Gaspar caiu de 6,3 para 6,2. O índice calculado pelo INEP varia de 0 a 10 e considera as taxas de aprovação dos alunos com o resultado no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).Já para o ensino fundamental (5º ao 8º ano) Gaspar subiu de 4,7 para 4,9, enquanto no ensino médio a queda foi significativa: 3,5 para 2,3, ficando bem abaixo da média do Estado, que foi de 4,2. Aliás, em todos os níveis de ensino, o município de Gaspar ficou abaixo da média estadual.

IDEB em alta

Santa Catarina obteve média acima da média nacional no ensino fundamental e melhorou o desempenho entre os alunos do ensino médio, nível que historicamente representa os maiores desafios para a Educação. O desempenho de Santa Catarina no Ensino Médio era de 4,1 em 2017 e subiu para 4,2 em 2019, alcançando o melhor índice em oito anos nessa faixa etária e dentro da média nacional. Já para o ensino dos anos iniciais, Santa Catarina obteve média de 6,5 e, para o ensino fundamental, 5,1.


VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |