| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Relatos de uma Tragédia

16 Novembro 2018 19:38:00


Marco Gamborgi/Jornal Metas/Jota (1º da esq. p/ dir.) durante resgate de pessoas no Belchior


Este é o tema do livro escrito e publicado em 2009 pelo repórter gasparense Jota Aguiar, relatando a maior tragédia climática que atingiu a região do Vale do Itajaí e principalmente os municípos de Gaspar, Ilhota e Blumenau, no fim do mês de novembro de 2008. Jota Aguiar realizará no próximo dia 29 um evento no Restaurante Engenho Quinta do Vale, no bairro Gaspar Grande, com o intuito de reunir e homenagear algumas pessoas, voluntários, clubes de serviço, entidades e principais personagens que fizeram parte desta história.

PSL em ação

Com o foco em fortalecer e ampliar o PSL no Estado, o presidente da sigla em Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, segue com intensa agenda após o período eleitoral. O líder pesselista que está empenhado na missão de dar maior notoriedade e visibilidade ao partido, participou na quarta-feira (14), acompanhando o Governador eleito, Carlos Moisés da Silva, na reunião com o capitão Jair Bolsonaro, em Brasília. O encontro, que aconteceu no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), com a participação de outros os governadores eleitos e reeleitos, teve como objetivo, além da aproximação, abordar o tema do novo Pacto Federativo. 

PSL em ação 2

A questão do Pacto Federativo já rendeu muitas pautas, conversas e indgnação, visto que dos 60% (aproximadamente) dos recursos, nossos impostos enviados para Brasília, retornam ao estado, menos do que 20%. O Novo governo já tem como bandeira brigar por mudanças no acordo nacional para distribuição dos tributos. Defendem: "É preciso menos Brasília e mais Santa Catarina". Apostam que o novo Governo Federal, de Bolsonaro, também do PSL, será mais eficiente em suas ações, acreditando que, desta forma, os Estados ficarão menos sobrecarregados, sobrando mais para investir em educação, saúde, segurança e infraestrutura, como destaca o Presidente do PSL/SC, Lucas Esmeraldino. 

PSL em ação 3

No encontro, o Governador eleito, Carlos Moisés da Silva, teve a oportunidade também de entregar as reivindicações que, posteriormente, serão compiladas em uma carta oficial e encaminhada ao futuro chefe da nação. "Este documento aponta questões como a dívida pública, excesso de gastos com folha de pagamento, segurança e saúde, que já vínham sendo pautandos durante toda campanha e, também, agora no período inicial de transição, e destacam também a necessidade do enxugamento da máquina pública", defende o governador eleito. Em seu discurso, Bolsonaro se comprometeu em analisar o conteúdo, que é uma série de pedidos para sanar as contas dos Estados e do Distrito Federal, dando enfoque para uma relação de confiabilidade entre Federação e Estados. 

Censura

A Justiça Federal determinou a suspensão de diversos trechos da resolução eleitoral da OAB/SC (13/2018), que consideraram como "censura prévia". As chapas eram obrigadas a apresentar com antecedência os conteúdos de divulgação para avaliação da comissão eleitoral. O juiz Francisco Donizete Gomes suspendeu a maior parte da resolução, acolhendo a ação impetrada pela Chapa 82 - A Ordem Agora é Mudar. Na decisão, o magistrado entendeu também que além de ser absurda, o próprio teor da resolução é inconstitucional, antidemocrático e ilegal.

Atendimento

Passado o período eleitoral, o Cartório de Gaspar já voltou a atender normalmente a comunidade e já está realizando, inclusive, o Cadastro Biométrico. O Cartório Eleitoral de Gaspar fica localizado na rua Jakceia de Andrade, no bairro Sete de Setembro, e funciona de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h (para agendamento ou retirada de senha) e até às 19h (somente com agendamento). O agendamento pode ser feito pela internet, no sitewww.tre-sc.jus.br/agendamento-eleitoral-internet/ ou pelo 0800 647 3888 (13h às 19h).




VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |