| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Pedágio


O acesso à Rodovia Jorge Lacerda é um dos piores gargalos da BR-101 / Foto: Agência Brasil/

O Procon/SC notificou a empresa Autopista Litoral Sul nesta quinta-feira (6) para que retroceda, no prazo de 48 horas, no aumento anunciado de 44,44% do preço do pedágio. O argumento do órgão foi que a situação econômica de muitos consumidores piorou diante da pandemia. O diretor do Procon/SC, Tiago Silva, disse que solicitou ao Ministério Público para que a decisão seja revogada. 

Pedágio 2

Na verdade, esse aumento nada mais é do que mais uma quebra de contrato da Autopista Litoral. A empresa deveria ter entregue, conforme contrato de concessão, o Contorno Viário da Grande Florianópolis em 2012. Acabou ganhando um novo prazo: maio de 2023 (mais de dez anos). A data foi definida após uma reunião no Ministério Público para atender a demanda solicitada pela Prefeitura de Palhoça, quando foi firmado ainda um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) Parcial. Mesmo assim, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) autorizou o reajuste na cobrança da tarifa do pedágio da BR-101 no Estado, que seria justamente para que a empresa possa executar a obra do Contorno Viário e outras para resolver o problema dos congestionamentos, principalmente em Florianópolis e entre Navegantes e Itapema. O valor da tarifa básica atual que é de R$ 2,70 passaria para R$ 3,90, o que representa um aumento de 44, 44%, assim que a ordem for publicada no Diário Oficial da União. A ANTT se manifestou e disse que o Procon/SC não deveria interferir numa decisão do órgão federal.

Eleições

As convenções partidárias se aproximam e os bastidores da política vão ficando mais movimentados. Em Gaspar, os seis pré-candidatos a prefeito podem não chegar nas convenções nessa condição. Um ou dois podem ficar pelo caminho, fechando com outro pré-candidato melhor posicionado nas pesquisas. É o jogo político que vai precisar ser jogado em meio à pandemia.

Mesários

Nas próximas semanas será iniciada a convocação de mesários para atuar no pleito deste ano, marcado para o dia 15 de novembro. E, eleitores de Gaspar e Ilhota que pretendem participar do processo como mesários voluntários, devem se cadastrar pela internet, por meio do link https://bit.ly/2C1fa5f. Para se tornar um voluntário, é preciso ser maior de 18 anos e estar em situação regular perante a Justiça Eleitoral.

Golpe 

Os golpes continuam se multiplicando na praça. A mais nova vítima é o prefeito de Blumenau. Nesta sexta-feira (7), Mário Hildebrandt gravou um vídeo em que afirma que golpistas estão usando o seu nome e a sua foto para ingressar em grupos de Whatsapp e pedir dinheiro. O número usado não é do prefeito. Ele ainda pediu que qualquer pessoa que receber a mensagem entre em contato com a prefeitura de Blumenau.

Os três maiores bilionários

Até o começo da semana, apenas dois homens tinham fortunas acima de 100 bilhões de dólores: Bill Gates, dono da Microsoft, e Jeff Bezos, da Amazon. A partir de agora, Mark Zuckerberg, de 36 anos, passa a integrar esse seleto grupo, depois que as ações da sua rede social Facebook atingiram um recorde histórico de subida em meio ao lançamento do Reels, concorrente do Tik Tok. Aliás, os megaempresários do setor de tecnologia da informação viram suas fortunas dispararem este ano por conta do aumento de pessoas conectadas em função do isolamento social por causa da pandemia. Para se ter ideia, Zuckerberg ficou 22 bilhões de dólares mais rico somente em 2020, de acordo com a consultora Blomberg, que mede o índice de bilionários.



VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |