| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Nossa cidade mais bela

15 Março 2019 18:44:00


Brilhante a iniciativa das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, em conjunto com a Secretaria de Planejamento Territorial, coordenadas pelos Secretários, Celso de Oliveira e Alexandre Gevaerd, respectivamente, que aproveitando o clima de festividades alusivas aos 85 de Gaspar, promoveram a instalação de 70 lixeiras com floreiras na cidade. Para os secretários, a proposta pretende atender à necessidade de oportunizar aos munícipes colaborarem com a limpeza, deixando a cidade mais bela. E fica para cada um de nós, o desafio de ajudarmos a cuidar e preservar. As flores utilizadas foram produzidas no Horto Florestal do Município, que é cooordenado de forma voluntária por Lorena Bornhausem. Portanto, sem custos para a prefeitura.

Sessão Solene 

Em comemoração aos 85 Anos de Gaspar, destacam-se algumas ações governamentais de entidades e da iniciativa privada que estão acontecendo desde o início do mês de março. Na noite de quinta-feira (14), a Câmara de Vereadores, realizou uma sessão solene comemorativa aos 85 anos do município, com a presença do prefeito Kleber Wan-Dall, secretários, vereadores, autoridades e famiiliares dos homenageados, destacando a Família, de Carlos Barbosa Fontes (in memórian) pelo seu centenário de nascimento, além do lançamento do Livro "Um olhar sobre fatos históricos", do jornalista, escritor e ex-deputado Álvaro Correia, o protagonismo das mulheres na política, ex-vereadores e a participação da Banda São Pedro que completa 73 anos em 2019. O presidente da Casa, Ciro André Quintino (MDB), parabenizou todos os gasparenses e destacou que Gaspar está muito bem no cenário catarinense, enfatizando: "Hoje somos a 15ª economia do estado entre 295 municípios catarinenses. Na região, a terceira economia do Vale do Itajaí. Números que expressam a dedicação de um povo", concluiu. 

Homenagem a Fontes 

Carlos Barbaosa Fontes (in memórian) foi vereador no município de Gaspar por dois mandatos, 1951 a 1954 e de 1955 a 1958. Após sua morte, em 1956, foi reconhecido com o seu nome no estádio do Clube Atético Tupi, que passou a chamar-se Estádio Carlos Barbosa Fontes. De abril de 1953 a maio1de 956, Fontes também colaborou com a história de Gaspar, fundou e manteve por três anos o Jornal Voz de Gaspar. Um grande número de famíliares, vindos de outros municípios, se fizeram presentes na justa homenagem feita pela Câmara e proposta pelo presidente Ciro, o filho, empresário gasparense, Carlos Eurico Fontes, o popular Zuza, e sua mãe Ruth, que completará 95 de idade no dia 13 de dezembro, a qual não queria largar o microfone em seus agradecimentos. E falou muito bem. 


Homenagem a Álvaro

Outro destaque da solenidade foi o lançamento do livro "Um olhar sobre fatos históricos", de autoria do ex-vereador do município de Blumenau e ex-deputado estadual, jornalista e radialista, escritor Álvaro Correia, 85 anos, nascido em Gaspar e de família tradicional na cidade. O autor faz relatos, com base em seus discursos e artigos publicados sobre as igrejas católicas, a presidência do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), o disco voador do Dr. Cilim, o secular trabalho dos padres franciscanos, a enchente de 2008, os atuais e ex-prefeitos de Gaspar e Blumenau, entre outros assuntos. Seu Álvaro, no auge dos seus 85 anos, esbaja vitalidade e mostra com convicção que é um cristão devoto e temente a Deus. Dedica-se também dando a sua importante contribuição ao voluntariado, a exemnplo da recente conquista do novo prédio do Forum da Comarca de Gaspar.   


  Risco de fechar as portas 

Os diretores da Cerâmica Pereira, empresa com mais de 50 anos de atuação no município de Ilhota, estão preocupados com o futuro do seu negócio. A empresa, instalada no centro da cidade desde 1963, recebeu do município uma área de terra as margens da BR-470 para a construção da nova sede, com prazo de conclusão das obras para até 2020. O principal motivo de não poder continuar no atual endereço é o fato de estar localizada no centro da cidade, apresentando problemas ambientais, falta de espaço para ampliação, além do incômodo gerado para as lojas situadas no entorno da empresa. Porém, o que mais preocupa a direção da empresa foi a notícia de que a atual gestão municipal enviou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores, o qual será votado na próxima terça (19) com a intenção de revogar essa lei. Já os boatos de bastidores dão conta de que esse mesmo terreno poderá ser doado para uma revendedora de pneus de Porto Alegre, que quer se instalar em Ilhota.



VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |