| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Nada a comemorar


Denit/SC promete liberar os primeiros oito quilômetros do Lote 2, entre Gaspar e Ilhota / Foto: Dnit - Divulgação/


Se tudo correr conforme o previsto, os primeiros oito quilômetros duplicados da BR-470 - no trecho do lote 2 entre Gaspar e Ilhota - serão liberados nesta segunda-feira, dia 17. O ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes Freitas, promete vir ao Estado para engrandecer o ato oficial de liberação do tráfego na pista nova. Vamos comemorar? Não, definitvamente não. As obras de duplicação da BR-470 estão no terceiro governo e quarto presidente da República. Começou no primeiro governo Dilma Rousseff e continuou no segundo, que teve ainda Michel Temer depois do impeachment. Agora, com Bolsonaro, quarto presidente, e já fechando seis meses de governo, anuncia-se os primeiros oito quilômetros duplicados. Das assinaturas das primeiras ordens de serviço para a duplicação da rodovia, na presença da então ministra da Relações Institucionais, Ideli Salvatti, condecorada com o título de Cidadã Honorária de Gaspar, e o então ministro dos Transportes, César Borges, numa festa pomposa no Ginásio João dos Santos, até a próxima segunda-feira terão se passado 5 anos, onze meses e dois dias de trabalhos, ou 2.163 dias. Portanto, oito quilômetros não é absolutamente nada perto dos mais de 73 quilômetros que deverão ser duplicados. 

Nada a comemorar 2

Por corte de recursos no orçamento da obra, a duplicação deste trecho não será totalmente finalizada. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit/SC), não existe dinheiro para o recapeamento da pista antiga. Ou seja, só quem vem do Litoral em direção a Gaspar vai rodar na pista nova. No sentido Vale-Litoral, os motorista vão continuar enfrentando a buraqueira por causa da falta de manutenção. A promessa é que outros 4 quilômetros, no mesmo lote 2, serão liberados nas próximas semanas. Na verdade, o que o povo não quer, neste momento, é a repetição de discursos ufanistas e foguetório, como se fez há mais de cinco anos. O povo do Vale do Itajaí quer é resposta para a principal pergunta: Quando a obra vai acabar? O ministro deve ainda para participar da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, promovido pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), em Itajaí. É lá que devem ocorrer os questionamentos e renovadas as promessas de celeridade nos trabalhos. Portanto, segunda-feira mais do que um dia de liberação de tráfego na BR-470 duplicada será um dia de cobranças junto ao governo federal, pois a atual situação das obras da BR-470 é uma estupenda vergonha.  

Delegacia interditada?

O deputado estadual Ivan Naatz (PV) precisou acessar os serviços da delegacia de Gaspar nesta sexta-feira (14). Saiu do prédio horrorizado com as condições de trabalho dos funcionários. Naatz prometeu encaminhar na próxima semana, via Assembleia Legislativa do Estado, ofícios endereçados a órgãos do Estado como a Vigilância Sanitária, Procuradoria de Justiça do Estado e Secretaria de Estado da Segurança Pública solicitando a imediata interdição do prédio. "Este lugar não é digno nem para um preso ficar, agora imagine um funcionário público ou para um cidadão que vem até aqui solicitar serviços. É um risco para a saúde e também para a documentação que está lá dentro, tá muito fácil alguém sumir com provas e inquéritos policiais", disparou o deputado. Enquanto isso, o Delegado Regional de Blumenau, Egidio Maciel Ferrari, corre atrás da documentação para transferir a delegacia de Gaspar para o prédio em frente, que foi todo reformado. O problema é que a burocracia está atrasando esta última etapa do processo. Vamos torcer para que a documentação venha nates da interdição.

Mudanças

A administração municipal deve confirmar, na próxima semana, o ex-superintendente do Belchior, Raul Schiller (MDB), no programa Gestão Compartilhada (antigo Orçamento Participativo). O lugar era de Roni Muller que agora ocupa a chefia de gabinete. A superintendência do Belchior será de Anderson Reinert, conhecido por Mano. Outras mudanças ainda vão acontecer em cargos de segundo escalão. É o governo se ajustando para 2020.

Presidência

Na próxima edição, o titular desta coluna retorna, agora na condição também de presidente da Adjori/SC. Trata-se da maior associação de jornais do interior do Brasil, que reúme mais de 100 periódicos. Um orgulho para Gaspar, pois é mais um filho da terra que se destaca profissionalmente nos âmbitos estadual e nacional. Só quem convive diariamente com esse trabalho sabe o tamanho do desafio que José Roberto Deschamps vai encarar. Portanto, a equipe do Jornal Metas o parabeniza pela coragem e determinação!



VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |