| ASSINE | ANUNCIE
| | | |

Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Mudanças -Trevo da Parolli

07 Dezembro 2018 18:31:00



Governo de Kleber Wan-Dall (MDB), que nestes primeiros dois anos de mandato mostrou-se de certa forma tímido em relação a obras no município, finaliza o 2018 dando inicio a uma série de obras atendendo principalmente a questão da mobilidade urbana no centro da cidade. Como resultado, está previsto para este domingo (9) mudanças no sentido do tráfego no trevo da Parolli e imediações. As alterações vão acontecer principalmente entre a rua José Rafael Schmitt e o trevo da Parolli. A Prefeitura está realizando a implantação da primeira etapa do Plano de Circulação Viária de Gaspar, que tem como objetivo melhorar a mobilidade nos bairros e, principalmente, na região central da cidade.

Mudanças -Trevo da Parolli 2

A obra prevê alterações no sentido do tráfego, novas interligações e criação de um binário para aumentar a fluidez do tráfego, principalmente em horários de pico. A primeira etapa do novo Plano de Circulação se concentra nos arredores do trevo da Parolli. O local foi totalmente remodelado e terá novas faixas, travessias para pedestres, ilhas e canteiros que compõe todo o complexo viário do binário que irá receber faixas duplas e triplas para os veículos e faixas para ciclistas. Entre as mudanças destacam-se o sentido único a partir da Av. Deputado Francisco Mastella até a ponte junto a Rua José Rafael Schmitt. A Rua José Rafael Schmitt também foi alargada para permitir três faixas de rolamento e uma faixa para ciclistas, sendo sentido único da Rua Barão para a Av. das Comunidades. Na antiga rotatória do Top haverá um novo trevo canalizador, sendo que a Av. das Comunidades em frente ao Top também passará a funcionar em sentido único até o trevo da Parolli. No sentido Centro, a Avenida das Comunidades continua sem alterações.

Recomendações a Todos

Com as alterações, pode haver dúvida aos usuários, particularmente aos de outros municípios, assim todos deverão dirigir com cautela e cuidado. Deve se trafegar com respeito a velocidade regulamentada, dando-se preferência aos pedestres e ciclistas na travessias. Da mesma forma, pedestres e ciclistas devem estar atentos aos novos movimentos dos veículos.

Alterações

Para o Centro, vindos da Avenida Francisco Mastella e Rodovia Ivo Silveira, os motoristas irão seguir em sentido obrigatório pela Barão do Rio Branco até a Rua José Rafael Schmitt onde irão acessar a Avenida das Comunidades ou, ainda, seguem pela Barão do Rio Branco e utilizam a Rua Industrial José Beduschi para chegar até o Centro. O retorno para o Santa Terezinha também será feito acessando a Rua José Rafael Schmitt ao lado do Supermercado Top. Já quem vem pela Avenida das Comunidades com destino ao Santa Terezinha, Bateias, Barracão e Poço Grande terão sentido único a partir do mercado Top, com três faixas para tráfego, além de pistas para conversão.Para o bairro Sete, o retorno será próximo ao Skinão Lanches.  

Dicas aos motoristas

Os veículos que trafegam da Av. Deputado Francisco Mastella e Av. Frei Godofredo, no trevo da Parolli, seguirão em pista dupla para a Rua Barão do Rio Branco, pegando a Rua José Rafael Schmitt e retornando ao trajeto normal na Av. das Comunidades em frente a Farmácia Santo André. Os veículos que vem da Av. das Comunidades no sentido Bela Vista-Barracão, após o Supermercado Top seguirão em pista dupla até o trevo da Parolli. Os veículos que vem da Av. das Comunidades no sentido 7 de Setembro, poderão entrar diretamente na Rua Barão do Rio Branco, na esquina da lanchonete Skinão até a entrada da Rua 7. Os veículos que vem da Rua São José para a Rua Barão do Rio Branco no sentido Centro-Barracão terão que pegar a Rua José Rafael Schmitt para acessar a Av. das Comunidades e seguir ao destino. O acesso ao bairro Santa Terezinha vindo pela Av. Deputado Francisco Mastella não será mais permitido entrando pela Barão do Rio Branco. Os usuários deverão acessar o Santa Terezinha por uma transversal à Av. Frei Godofredo ou contornando o canteiro e retornando pela Rua José Rafael Schmitt. Os veículos que querem ir para a Rua 7 de Setembro vindo no sentido Centro-Barracão pela Rua São José ou pela Av. Das comunidades deverão passar em frente ao Supermercado Top e acessar pelo retorno do Skinão ou ainda pela nova faixa em frente a Parolli. Os veículos que saem da Rua 7 de Setembro, serão obrigados a pegar a direita no sentido à Rua José Rafael Schmitt.

Sinalização

Serão implantadas 20 novas placas Indicativas e Turísticas, 14 suspensas em bandeiras indicando os bairros, cidades, a BR 470 e a BR 101 e os principais atrativos turísticos da cidade, como os Parques Aquáticos, a Rota D´Italia, Fazenda Park Hotel, Aeromodelismo, Igreja Matriz e serviços como Hospital, Fórum, Bombeiros, Policia Militar e Policlínica. Todo Transporte Coletivo também passará a fazer o binário pelas Ruas Barão do Rio Branco e José Rafael Schmitt sentido Centro, Terminal Coloninha e bairro Bela Vista. O atual ponto de ônibus, situado defronte ao Top, na Av. das Comunidades, será transferido para a José Rafael Schmitt, junto a esquina da Farmácia Santo André.

Indicador positivo

O Estado de Santa Catarina está bem longe da média nacional de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Aliás, o Estado se mantém com o menor índice de pobreza do país e até houve um recuo de um ano para o outro. Os dados, que colocam o Estado em uma posição privilegiada dentro da União, constam da Síntese dos Indicadores Sociais, pesquisa de periodicidade anual divulgada na quarta-feira (5), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para se ter uma ideia, a média nacional de pobreza no Brasil é de 26,5%, enquanto aqui em Santa Catarin a era de 9,4% e agora caiu para 8,5%. O Brasl continua sendo a Belíndia, que é um país fictício, ambíguo e contraditório, uma conjunção da Bélgica com a Índia, com indústria emergente e riquezas naturais, porém, com realidade social terceiro-mundista, ou seja, um imenso oásis cercado de pobreza.

Aprovado 

Com bem menos impacto e polêmica, a Câmara de Vereadores aprovou nessa semana o projeto de lei que autoriza o Executivo a contrair mais um financiamento a longo prazo. Trata-se da linha de crédito que será aberta junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A administração municipal está autorizada a contrair empréstimo de até R$ 40 milhões com taxa de 9,62% ao ano, acrescida do IPC - Índice de Preços ao Consumidor. Já por meio do programa Avança Cidades, a taxa de juros é menor: 9% ao ano, acrescido da TR - Taxa Referencial.

Reforço em Brasília

Na véspera da diplomação dos eleitos em outubro deste ano, o Vale do Itajaí ganhou mais um representante na Câmara Federal. A ex-deputada estadual, Ana Paula Lima, do PT, vai assumir a 16ª cadeira na bancada catarinense. Isso porque na noite de quinta-feira (6), os juízos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) decidiram, por 4 votos a 3, aceitar a candidatura da petista Ivana Laís. Ela não se elegue, fez apenas 491 votos, porém, suficientes para reforçar o voto de legenda que deu a Ana Paula Lima a vaga e retirando da Câmara Federal Ricardo Guidi (PSD). Aliás, a legenda do PT necessitava de apenas mais um voto para eleger um segundo deputado. A bancada catarinense do PT em Brasília passa a ter agora dois deputados, o outro é Pedro Uczai. Da decisão favorável a Ana Paula ainda cabe recurso junto ao TSE.

Enxugamento

Leitor assíduo e atento do Jornal Metas questionou reportagem publicada na edição anterior em que o governador eleito, Carlos Moisés da Silva, anunciou cortes no número de Secretarias de Estado. Segundo ele, faltou dizer quantos Secretarias existem hoje, para que se pudesse comparar o tamanho do enxugamento da máquina pública. Então lá vai. Hoje, a estrutura do Estado é formada de 18 Secretarias de Estado. O governador eleito fala em deixar apenas dez, portanto, vamos ter um corte aí de cerca de 40%. Moisés também anuncia o fim das ADRs num prazo de seis meses após a posse. O governador eleito também não quer os dois aviões que o Estado possui para o transporte de funcionários do primeiro escalão. As duas aeronaves já foram colocadas à venda por R$ 2 milhões. Os tempos são outros.





VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |