| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Mais rigor

Gaspar vai agir com mais rigor na prevenção ao novo coronavírus. A medida vem em boa hora porque já se observa um certo distanciamento das pessoas em relação às medidas de proteção. A fiscalização feita em 33 estabelecimentos, no último sábado, vai se repetir mais vezes e a ideia é notificar e interditar se houver reincidência. É claro que existem muitos estabelecimentos que dependem do cliente para faturar em um momento de crise, mas também não dá para facilitar. As regras foram flexibilizadas e não suspensas. A coletiva de imprensa, realizada na última segunda-feira (18), foi um pedido das autoridades para que a imprensa auxilie neste trabalho de divulgação.

Incêndios

Do dia 1º de janeiro a 15 de maio, foram registrados em Santa Catarina 2.786 incêndios em vegetação, enquanto no mesmo período em 2019 foram 684, ou seja, um aumento de 407,31% nas ocorrências deste tipo. A informação é do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Um dos fatores que contribuem para este crescimento é a estiagem pela qual o estado vem passando, mas a ação humana continua sendo uma das principais causas dos incêndios em vegetação. Ela se dá de diferentes maneiras, como colocando fogo diretamente em regiões de mata, como em rejeitos, para limpeza de terrenos ou ainda no descarte de bitucas de cigarro e vidros que podem ter o efeito de lupa, em contato com o sol, iniciando uma chama na vegetação seca.

Audiências públicas

A Câmara de Vereadores de Gaspar vai promover, no dia 28 de maio, duas audiências públicas virtuais para discutir a saúde e os gastos do município nos primeiros quatro meses de 2020. Os interessados poderão participar remotamente dos debates, postando questionamentos e dúvidas no Facebook da Câmara. Para interagir, basta fazer um comentário no vídeo da transmissão. Depois disso, os apresentadores vão responder ao vivo as manifestações, que não poderão exceder dois minutos. Na primeira audiência, às 17h, será apresentado o relatório quadrimestral contendo dados sobre a situação da saúde. Já a segunda, marcada para as 17h30min, vai avaliar receitas e despesas.

Cirurgias eletivas 

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, deve anunciar nesta quarta-feira, 20 a retomada das cirurgias eletivas. Procedimentos médicos que não fossem de emergência ou urgência estavam suspensos desde o mês de março devido à pandemia de COVID-19. O regramento e os critérios para a retomada serão definidos em portaria que será publicada no Diário Oficial. O secretário também garante que não faltarão equipamentos de segurança para os profissionais da saúde.

Isolamento

O que de fato é um isolamento para um doente de COVID-19? Até agora ninguém apresentou essas regras. A pessoa contaminada deve ficar em isolamento, mas de que maneira deve ser esse isolamento? Em um apartamento de dois dormitórios e um banheiro onde vivem cinco ou seis pessoas é possível se isolar? Dizer para você ficar em isolamento é fácil, o difícil para a maioria das pessoas é se manter de fato em isolamento. Em algumas cidades maiores, as prefeituras estão disponibilizando vagas em hoteis para as pessoas se isolarem. E aqui em Gaspar? Existe algum plano para o caso, por exemplo, de precisar retirar famílias inteiras de um condomínio popular?

VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |