| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Mais Buracos


Foto: Alexandre Melo - Jornal Metas/

Tá certo que andou chovendo muito, mas nada justifica as condições do trecho municipalizado da Rodovia Jorge Lacerda, em Ilhota. Tem buraco ali há meses. A buraqueira é tanta que até os aplicativos de trânsito já avisam "cuidado, buracos à frente". A prefeitura andou anunciando a obra de revitalização do centro da cidade, mas enquanto isso não acontece não pode esquecer da manutenção. Com previsão da melhora do tempo nos próximos dias, urge que a administração municipal realize um tapa-buracos, já que aquele trecho central da cidade recebe muitos turistas que vem às compras no município vizinho.

Contrato rescindido

O prefeito Kleber Wan-Dall rescindiu o sexto contrato desde que assumiu a Prefeitura de Gaspar em 2017. A atitude do prefeito é corajosa. Se todos os governantes anteriores tivessem essa postura, com certeza as empresas que não têm capacidade técnica para cumprir os compromissos não viriam disputar as licitações. O contrato cancelado foi com a empresa que tocava a obra da Rua Frei Solano. Mais ousada ainda foi a ação de fazer a Secretaria de Obras assumir o canteiro de obras para não deixar a comunidade desassistida até que uma nova empresa assuma a continuidade dos trabalhos e conclua, de vez, essa importante obra para Gaspar.

Cidadania

O Plenário da Câmara aprovou na terça-feira (12), o Projeto de Lei (PL) 78/2019 que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência em Gaspar. A proposta é de autoria do vereador Evandro Carlos Andrietti. O texto segue para sanção ou veto do prefeito Kleber Wan-Dall. Conforme o texto, o objetivo é facilitar o exercício dos direitos da pessoa com deficiência na cidade. Gratuito, o documento será válido por cinco anos. No entanto, a renovação poderá ser feita por igual período. Boa iniciativa!

Interdição

O juiz de Direito titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Blumenau e juiz de Direito Corregedor das unidades prisionais de Blumenau determinou nesta quinta-feira (14) a interdição parcial do Presídio Regional de Blumenau. A decisão é resultado de processo instaurado pelo Ministério Público no ano de 2011, a fim de adequar o presídio às condições mínimas e garantir o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana aos presos recolhidos. Os principais problemas encontrados na unidade prisional, até então não solucionados, são: superlotação, déficit de agentes penitenciários e limitações estruturais. Para se ter ideia da situação, o presídio tem capacidade para 451 presos e atualmente conta com 938 apenados, ou seja, mais que o dobro. A decisão fixa a lotação máxima da unidade em 620 vagas e estabelece mais 30 vagas rotativas/transitórias para atendimento de situações rotineiras e pontuais como, por exemplo, prisões em flagrante e cumprimentos de mandados de prisões, ou outras situações a bem do interesse e das necessidades da administração prisional. Além disso, todos os presos que superem o número de vagas deverão ser removidos/transferidos para outros estabelecimentos penais do Estado, ficando a transferência a cargo do Deap.

Deu Segundo Turno

Os candidatos Maurício Gariba Júnior (Gariba) e André Dala Possa (André) vão disputar o segundo turno nas eleições para reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Gariba teve o maior índice de votação no primeiro turno (27,56%) na eleição realizada nesta quarta-feira (13), enquanto André ficou em segundo lugar, com índice 22,73%. A eleição em segundo turno será em 5 de dezembro. Estudantes e servidores de todos os 22 câmpus e da Reitoria do IFSC participaram da votação. Outros dois candidatos também disputavam a eleição: Consuelo Sielki Santos e Marco Antonio Vezzani, que ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente.


VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |