| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Ilhota é destaque


Conforme o relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), o município de Ilhota está em 8º lugar em nível de estado de SC (295 municípios) no ranking de recebimento de transferências voluntárias e em 1º lugar por renda per capita por pessoa. Nos últimos dez anos, a cidade através de transferências voluntárias obteve 30 convênios assinados, sendo que o total de treze contratos ou convênios foram apenas entre os anos de 2017 e 2018, não incluindo ainda o ano de 2019. Os dados foram extraídos através do Painel de Transferências Abertas da Plataforma Mais Brasil, Sistema de Convênios do Governo Federal (antigo Siconv), que é gerenciado pelo Ministério da Economia. 


Ilhota é destaque 2

Para o Secretario de Industria Comércio e Gestão de Convênios, da prefeitura municipal de Ilhota, Paulo Roberto Drun, o reconhecimento é fruto de um trabalho conjunto e principalmente, mérito do prefeito Dida (foto acima) que tem se dedicado de forma incansável na busca de recursos para o município que pode contar com o bom trânsito que ele tem junto a deputados através de sua credibilidade. Segundo Paulo, ter uma equipe enxuta e o apoio do setor de engenharia da Amfri, que dão suporte aos projetos de engenharia, faz com que o acesso e cadastramento das propostas sejam rápidas, e os projetos apresentados atendidos, pois num universo a nível de Brasil, hoje é muito difícil a aprovação de projetos e a obtenção de recursos financeiros, mas Ilhota tem se destacado no atendimento de suas demandas.


Serviços essências

Projeto de Lei estadual, de autoria do deputado Jerry Comper (MDB) e em tramitação na ALESC, pretende proibir o corte de energia elétrica, água e gás nos feriados, finais de semana e ponto facultativo em residências no Estado de Santa Catarina por motivo de inadimplência do consumidor. O deputado defende que a medida se dê em vista da importância de garantir o fornecimento destes serviços, já que são considerados essenciais para a população. Crianças e idosos, na maioria das vezes, são os mais prejudicados até porque muitas vezes fazem uso de medicamentos e alimentação que podem ser perdidos sem o fornecimento de energia por exemplo. O PL foi aprovado nesta semana na Comissão de Constituição e Justiça da ALESC e segue para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público para análise. Em seguida, o PL segue para a Comissão de Economia, Ciência,Tecnologia, Minas e Energia.


Reforma da Previdência

O ex-governador e atual coordenador nacional da Fundação Espaço Democrático do PSD, Raimundo Colombo, considera um erro o Congresso não incluir estados e municípios na reforma da Previdência. Colombo adverte que a situação dos estados e municípios é tão grave quanto a do governo federal. Destaca, que em seu governo promoveu a reforma da Previdência no Estado, quatro anos atrás, onde a alíquota dos servidores passou de 11% para 14% e foi estabelecido como teto da aposentadoria o mesmo valor pago pelo INSS. "Sabemos que não é tão simples esta mudança e que esta ação, trará desgastes políticos e que vai ter mobilização contrária, mas é preciso trabalhar com a maioria. Precisamos nos conscientizar que a mudança passa por todos nós", disse.


Alesc promove Congresso

A Assembleia Legislativa de Santa Catariana (Alesc) promove, nos dias 10 e 11 de julho, o 4º Congresso Catarinense de Aleitamento Materno. O evento, gratuito, será realizado no auditório Antonieta de Barros. A iniciativa é da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e da Escola do Legislativo deputado Lício Mauro da Silveira. Participarão pediatras, enfermeiras, nutricionistas e outros profissionais que compõem o rol de especialistas em amamentação que integram o programa. O congresso, idealizado pelo pediatra Cecim El Achkar, é voltado a profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) envolvidos com as políticas públicas relativas à amamentação e à saúde da mulher. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site da Escola do Legislativo.


VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |