| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Homenagem


O decreto foi assinado pelo prefeito, Kleber Wan-Dall, na presença do diretor Financeiro da Lince, Eduardo de Oliveira / Foto: Divulgação/

Na sexta-feira (19), foi assinado o decreto que oficializa a nomeação do Arquivo Histórico Documental Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz, criado em Gaspar em março de 2019. A homenagem a um dos fundadores da Círculo S/A é mais do que merecida já que a Lince, empresa do grupo, é uma das maiores apoiadoras da iniciativa no município. Além do nome oficial, a prefeitura também anunciou que o arquivo já está funcionando e, quem precisar fazer pesquisas, o espaço funciona ao lado da Biblioteca Municipal, na Rua Cel. Aristiliano Ramos. É necessário agendar um horário pelo telefone 3318 0468. O acervo contêm mais de 10 mil documentos, entrevistas, filmagens e fotografias que relatam o desenvolvimento de Gaspar. Todo o trabalho é coordenado pela pesquisadora Leda Maria Baptista e sua equipe.  

"Gaspar na história"

Na contracapa desta edição, o Arquivo Histórico de Gaspar leva você leitor para década de 1940. Desde a emancipação política de Gaspar, em 1934, a administração pública da época investiu na infraestrutura viária. Com o objetivo de integrar, fixar o homem na sua região e proporcionar a circulação da produção no município e região, foram abertas estradas municipais e construídas pontes. A ponte sobre a foz do Ribeirão Gaspar Mirim continua interligando as Ruas Itajaí (hoje sendo revitalizada) e a Rua Cel. Aristiliano Ramos (centro comercial). Durante muitos anos comportou todo o tráfego entre litoral e interior do estado. #gasparnahistória.

Orçamento 2021

Na próxima terça-feira (23), a prefeitura de Gaspar irá realizar uma audiência pública para apresentar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021. Devido à pandemia da COVID-19, a reunião será virtual e transmitida a partir das 15h nos canais oficiais da Prefeitura. A Lei de Diretrizes Orçamentárias define metas e prioridades da administração pública, por meio dos demonstrativos das metas fiscais e riscos fiscais para o exercício de 2021. A Lei serve como base para a formulação do orçamento do ano seguinte, uma vez que nela já são estabelecidas as metas de receitas e despesas. Após a realização da audiência, será encaminhado projeto de lei à Câmara de Vereadores até o dia 30 de junho para análise, votação e aprovação e deverá ser devolvido ao executivo para sanção até o dia 15/09/2020.

Quero-Quero

O deputado estadual Ricardo Alba (PSL), anunciou em suas redes sociais na quarta-feira (17), a conquista de R$ 4 milhões do Governo do Estado para o Aeroporto Quero-Quero de Blumenau. Alba destaca a importância deste para o Vale do Itajaí. Os recursos deste convênio irão facilitar principalmente o transporte de órgãos para transplante e, no futuro, até voos comerciais. Precisamos pensar grande por uma Blumenau melhor. Alba defende que Blumenau e o Vale merecem essa atenção e destaca que é preciso considerar a importância deste investimento, para continuarmos firmes e fortes na luta para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O retorno das atividades

Felizmente, aos poucos se tem o retorno das atividades sociais e econômicas, também essenciais à vida humana. É claro, não se pode deixar de considerar a preocupação e todos os cuidados necessários, para se evitar a contaminação. Todavia, o retorno das atividades, observando atentamente as medidas de segurança, tem por objetivo proporcionar a proteção da vida, da dignidade da pessoa humana. A grande dificuldade é encontrar o ponto de equilíbrio nesse processo todo. Em Gaspar onde a situação é bem controlada, as atividades econômicas estão acendendo num bom ritmo. A Churrascaria Toni, marca registrada pela qualidade e variedade de carnes, depois de alguns dias fechada, retornou inicialmente com o buffet e a partir desta semana voltou a servir o tradicional rodízio de carnes. Na segunda-feira, 22, reabre para almoço, café e vendas de produtos no local, o Restaurante e Café Colonial Junckes, de propriedade de Gervásio Junckes, na Br-470, Belchior Baixo, em Gaspar (leia mais na página A6).  


VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |