| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Governador Moisés em Brasília

22 Fevereiro 2019 18:03:00


O governador Moisés (ao centro) durante o encontro em Brasília-DF

O governador de Santa Catariana, Carlos Moisés, que participou do encontro de governadores, em Brasília-DF, falou em entrevista coletiva das questões relevantes, como a situação financeira do Estado, a necessidade de alterações urgentes para o equilíbrio fiscal e a reforma da Previdência, esta última pauta comum de reivindicação dos governadores. Moisés entende que a reforma da Previdência é uma pauta para o governo federal de extrema importância, pois vem ao encontro dos interesses de todos os Estados, além de ser uma saída para o saneamento financeiro dos estados e do governo federal e para ações emergenciais, que os Estados precisam fazer já que estão bastante endividados. 

Governador Moisés 2

O Governador catarinense irá integrar um grupo especial de governadores que irá tratar de propostas factíveis para que os estados possam sair das situações de emergência financeira, que alguns decretaram e outros decretarão. O governador afirmou que Santa Catariana já tem dificuldade de aprovisionar o 13º salário dos servidores. O governo não fez em janeiro e nem terá condições de fazer em fevereiro, mas, necessariamente terá que fazer em março. Além da dificuldade para o pagamento da folha dos próximos meses, ele ressaltou a importância da compactuação federativa no sentido de desconcentrar as verbas públicas da União e transferir para estados e municípios.

Naatz e a Região Metropolitana 

O deputado estadual Ivan Naatz (PV), idealizador da proposta de criação da Região Metropolitna de Blumenau, deverá presidir a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Recentemente, o deputado protocolou na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), com apoio de outros parlamentares da região, requerimento para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Instalação da Região Metropolitana de Blumenau, que vai incluir Gaspar, Pomerode, Timbó e Indaial. Naatz esteve na quinta-feira (21) na sessão da Câmara de Vereadores de Blumenau, para pedir o apoio dos parlamentares à causa. Em defesa da sua proposta, ele fala da importância de um bom debate sobre o que é a Região Metropolitana; amparar melhor o desconhecimento que há em volta do tema, destacando vantagens e desvantagens e como essa mudança poderia contribuir para o desenvolvimento regional. Citou ainda um problema que poderá ser resolvido com a criação da região metropolitana: o transporte intermunicipal, que apresenta problema para os passageiros porque os ônibus que poderiam cruzar os limites dos municípios, em especial linhas que atendem as divisas de Gaspar e Pomerode.


Alba com ministro sobre BR 470

O deputado estadual Ricardo Alba (PSL) voltou de Brasília com esperanças de que as obras de duplicação da BR 470 sejam aceleradas. Ele foi recebido pelo ministro da Infraestrutura e Transportes, Tarcísio Freitas, já na noite de terça-feira (19), quando explanou sobre a necessidade da duplicação urgente, já que pela BR 470 passa o desenvolvimento econômico do Vale do Itajaí, Oeste e Meio Oeste catarinense, além do alto risco de morte para as pessoas, considerando que só nos últimos 18 anos foram quase 2 mil óbitos. Alba destacou também a situação emergencial da ponte que liga o Médio ao Alto Vale do Itajaí, localizada entre as cidades de Apiúna e Ibirama. O deputado solicitou a imediata intervenção do Dnit, como forma de evitar um acidente grave naquele ponto da estrada. Alba entregou uma Moção de Apelo, aprovada pela Alesc, além de levar a demanda também à Câmara dos Deputados, quando foi citado na sessão plenária ressaltando a razão de sua ida à Capital Federal.

Aprovado

A Câmara de Vereadores de Gaspar quebrou o regime de urgência do Projeto de Lei Complementar 24/2018 que altera a Lei de Parcelamento do Solo Urbano. A finalidade é ajustar as medidas referentes a projetos de rede pluvial e de esgotamento sanitário que não passarem por vias públicas. Outra proposta, que passa a tramitar fora do prazo de 45 dias, é o PLC 25/2018 que muda do Plano Diretor de Transporte Mobilidade Urbana no município.

Inauguração

Com uma infraestrutura moderna e ampliada será inaugurado na próxima segunda-feira (25), o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Gaspar. A solenidade de apresentação do novo espaço - com a presença de autoridades, imprensa e convidados - acontece a partir das 10h no local, que fica situado no 2° piso da instituição hospitalar.




VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |