| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Gasparense no Governo Moisés

15 Janeiro 2019 17:24:00


O gasparense Cláudio (à esquerda) vai assumir o SC Saúde / Foto: Divulgação/

Mais um gasparense irá fazer parte do Governo Carlos Moisés. Trata-se de Cláudio Barbosa Fontes, que vai assumir a SC Saúde a partir de 30 de janeiro. Cláudio é major reformado e cirurgião dentista por profissão. Ele já foi presidente do Hemosc de 2009 a 2014. Atualmente, ele tem uma escola de especialização em Odontologia em Florianópolis, onde reside, com filial em Balneário Camboriú. A coluna tentou contato com Cláudio, mas ele não retornou as nossas chamadas. O SC Saúde é o plano de serviços de assistência à saúde e prevenção dos servidores públicos (ativos e inativos) do Poder Executivo, de suas autarquias e fundações, do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado e da Procuradoria Geral junto ao Tribunal de Contas. Hoje, o SC Saúde atende à cerca de 190 mil pessoas no Estado. Desde 2012, uma equipe própria de servidores administra a instituição.

Filiações

Com a abertura da janela partidária, em março, e a cláusula de barreira, que vai retirar de quase metade dos partidos políticos do país a verba do fundo partididário (dinheiro público), as lideranças políticas correm atrás de novas filiações para garantir representatividade. No Vale do Itajaí não é diferente. O PSL quer repetir na eleição municipal o que fez nas eleições estadual e federal. Porém, corre contra o tempo. A principal liderança, o deputado Ricardo Alba, que era vereador e acabou deixando a sua vaga para Cesar Cim (PP), tem feito reuniões com lideranças em vários municípios da região tentando buscar mais filiados para o PSL. Em Gaspar, encontros já ocorreram, porém, ainda não se sabe ao certo quem será o primeiro vereador a se filiar ao PSL, ou se realmente o partido terá representante no legislativo gasparense a partir de 2019. Vamos aguardar, pois poderemos ter novidades!

Promessa cumprida

Cidadãos com mais de 25 anos poderão ter a posse de até quatro armas de fogo em casa (não entendi o porque do arsenal, mas tudo bem). O cidadão também não precisa mais comprovar a necessidade de comprar o armamento. Essas são as duas principais medidas do decreto assinado pelo presidentre Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (15), que muda as regras para o registro, comercialização e posse de armas de fogo e munições no Brasil. Já com relação ao porte, que é andar com a arma na cintura ou no porta-luvas do carro, não muda nada, por enquanto, porque tem o projeto do deputado Peninha (MDB-SC) que vai flexibilizar também o porte. De qualquer forma, o cidadão candidato a posse de arma de fogo deverá ainda preencher uma série de requisitos, como passar por avaliação psicológica e não ter antecedentes criminais. O que muda com o novo decreto é que não há necessidade de uma justificativa para a posse da arma. Antes esse item era avaliado e ficava a cargo de um delegado da Polícia Federal, que poderia aceitar, ou não, o argumento. Agora, a PF praticamente fica alijada.

Sinal vermelho em Ilhota

 A Diretoria de Controle dos Municípios, vinculada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) enviou sinal de alerta para a prefeitura de Ilhota, que não vem arrecadando conforme a previsão orçamentária. Aliás, de acordo com a Diretoria de Controle, até o quarto bimestre de 2018, o valor previsto de arrecadação do município era de R$ 60.460.105,60, porém, a prefeitura arrecadou de fato pouco mais da metade: R$ 32.733.944,33. o que representou 54,14% da meta. O sinal de alerta vermelho do TCE é para que a prefeitura de Ilhota contenha suas despesas, principalmente com pessoal, porque está muito próxima de romper o limite determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Obra parada

No início achei que era férias coletivas, que os trabalhos na Rodovia Jorge Lacerda seriam retomados na primeira ou segunda semana de janeiro, mas acho que o problema deve ser mesmo falta de pagamento, porque a empreiteira, que já vinha realizando uma espécie de "operação tartaruga", simplesmente abandonou o canteiro de obras. Tá tudo jogado. A sinalização é muito ruim, principalmente naquele trecho próximo a Bunge, onde será feita uma pista adicional. Durante a noite a coisa fica ainda mais complicada.

Mexe-mexe

Corre notícia nos bastidores do prédio da Praça Getúlio Vargas que teremos mexida no alto escalão do Governo Kleber Wan-Dall. Ainda é tudo especulação, porém, o prefeito e a cúpula do MDB já estariam com os nomes mapeados que devem ser anunciadas em breve. Como se trata de especulação, ainda não dá para revelar, mas tem secretário com a corda no pescoço por causa de algumas decisões equivocadas. Quem será? 



VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |