| ASSINE | ANUNCIE
| | | |
Beto.png
COLUNA
Por José Roberto Deschamps | beto@jornalmetas.com.br

Exemplo de cidadania


Presidente do TJ-SC esteve na sede da Adjori/SC na terça-feira (27) / Foto: Murici Balbinot/RCN/ADJORI SC /

Recebi nesta terça-feira (27), na sede da Adjori/SC, em Florianópolis, uma visita do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), desembargador Rodrigo Collaço. Ele deixou o convite para representar a entidade em um evento que acontecerá em setembro para destinar recursos a projetos sociais de todas as regiões do Estado. São verbas arrecadadas pelo sistema penal que deixam o crime para serem investidos na compra de ambulâncias, reformas de UTI neonatal, construção de casa de apoio à mulheres vítimas de violência doméstica, entre outros investimentos sociais importantíssimos para Santa Catarina. Desde o ano passado, mais de R$ 10 milhões já foram repassados pelo programa. 

Cortes de recursos

O Governo Federal pode cortar R$ 54 milhões previstos para investimentos em Santa Catarina. O Projeto de Lei 18/2019 já tramita no Congresso Nacional, porém, a bancada catarinensen vai tentar reverter essa tendência. O deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, solicitou uma reunião de urgência com a líder do Governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL). Senadores e deputados catarinenses querem impedir que os cortes vão atingir principalmente as áreas da educação e de mobilidade. Obras das BR-282, 101 e SC-430 podem sair do pacote previsto para este ano.

Deputado Alba 1

Por proposição do deputado Ricardo Alba (PSL), Blumenau já é a Capital Estadual dos Transplantes de Órgãos. Muito mais do que uma honraria, o título reconhece o trabalho de instituições e profissionais da medicina de Blumenau. Mas vai além: o título deve propiciar ao município mais visibilidade e respeito em Brasília, junto aos órgãos federais da saúde, podendo até mesmo facilitar investimentos internacionais na área para a cidade. Ao defender a própria iniciativa, Alba ressaltou o fantástico trabalho do Hospital Santa Isabel e da Associação Renal Vida. O reconhecimento foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado na tarde de quarta-feira (21).

Deputado Alba 2

O Município de Blumenau que vem seno referência e se destacando estadualmente, pela excelência, em resultados em transplante e doação de Órgãos, considerado em 2017, o melhor hospital transplantador do estado e em 2018 ficou entre os cinco hospitais que obtiveram os melhores resultados na doação de órgãos em Santa Catarina. Tudo começou em 1980, quando as equipes de nefrologia e de urologia do Hospital Santa Isabel realizaram o primeiro transplante renal. Diante do sucesso, o grupo buscou aperfeiçoamento e entre 1980 e 1999 realizaram 87 transplantes. Em 2012 fez o 500º transplante de fígado; em 2015 ultrapassou a marca de 1.000 transplantes renais; em 2016, atingiu a marca de 1.000 transplantes hepáticos, ano em que foi o que mais realizou transplantes de fígado no país. Passados quase 39 anos, o hospital soma mais de 3,5 mil transplantes de vários órgãos humanos realizados. O reconhecimento nacional da excelência daquela casa de saúde, com a coparticipação ativa da Renal Vida junto aos transplantados renais, agora transforma Blumenau na Capital Estadual dos Transplantes de Órgãos.


VEJA MAIS DA COLUNA

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 |




JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

| | | |